Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A POLITICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SIGNIFICADOS IDEOLÓGICOS.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDEOLOGIA, COMPETÊNCIAS Comunicação Oral (CO) FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6825
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1914
    "inscrito_id" => 33414
    "titulo" => "A POLITICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SIGNIFICADOS IDEOLÓGICOS."
    "resumo" => "O presente artigo busca refletir sobre a relação que existe entre as políticas educacionais de formação de professores e o pensamento político dominante, demonstrando que, discursos que se constroem em torno da formação docente, não podem ser compreendidos se não forem articulados a uma análise das disputas por distintos projetos de sociedade e como estas disputam se traduzem no campo educacional.Para alcançar este objetivo divide-se o artigo em duas partes. Na primeira parte, apresentam- se elementos de interpretação que sustentam a hipótese de que não é possível tratar o tema da formação de professores independentemente do regime econômico, da história, das relações de poderes, do papel do Estado, repudiando uma visão do mundo, que a partir de supostos básicos da epistemologia positivista das ciências sociais, interpreta a realidade social como uma coleção de “partes” e “fragmentos”, cada um dos quais, independente e compreensível em si mesmo. Resgatamos, em suma, o princípio da totalidade, não existindo descontinuidades nítidas, mas um conjunto dialético de fatores políticos, econômicos, sociais e culturais, partes de um mesmo projeto político.Na segunda parte do texto, após um breve resgate histórico das políticas de formação de professores no Brasil, reflete-se sobre a relação que existe na atualidade entre o projeto político dominante e as políticas de formação de professores. É objetivo do artigo apresentar concretamente os elementos ideológicos que dão sustentação aos discursos que encontramos nos documentos sobre a formação de professores no Brasil após a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, e qual a sua vinculação com o projeto político neoliberal. Debatemos como as transformações ocasionadas pelo advento do neoliberalismo mudaram as estruturas de pensamento dos sujeitos, e a relação que as pessoas estabelecem com o conhecimento. Essas transformações reverberam em diversas esferas da vida humana, exigindo que a escola e o professor assumam novos papéis no processo educativo. Problematizamos as reformas educacionais que, tentando acompanhar as transformações sociais e sobretudo no mundo do trabalho, apresentam como tema central, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação de professores. Ressaltando que, na formação de professores, e no espaço escolar, esses conceitos têm se traduzido através da individualização dos processos cognitivos, pois não é considerada a dimensão social no processo de produção do conhecimento.  A competência é entendida como qualidade individual do sujeito, e não enquanto resultado de uma construção coletiva, social e histórica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDEOLOGIA, COMPETÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_17_17_57_idinscrito_33414_70013e00b2a9f78531aa7ae993deb149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLY MEDEIROS BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "MANU BEZERRA"
    "autor_email" => "emanuellybezerra@hotmail."
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6825
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1914
    "inscrito_id" => 33414
    "titulo" => "A POLITICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SIGNIFICADOS IDEOLÓGICOS."
    "resumo" => "O presente artigo busca refletir sobre a relação que existe entre as políticas educacionais de formação de professores e o pensamento político dominante, demonstrando que, discursos que se constroem em torno da formação docente, não podem ser compreendidos se não forem articulados a uma análise das disputas por distintos projetos de sociedade e como estas disputam se traduzem no campo educacional.Para alcançar este objetivo divide-se o artigo em duas partes. Na primeira parte, apresentam- se elementos de interpretação que sustentam a hipótese de que não é possível tratar o tema da formação de professores independentemente do regime econômico, da história, das relações de poderes, do papel do Estado, repudiando uma visão do mundo, que a partir de supostos básicos da epistemologia positivista das ciências sociais, interpreta a realidade social como uma coleção de “partes” e “fragmentos”, cada um dos quais, independente e compreensível em si mesmo. Resgatamos, em suma, o princípio da totalidade, não existindo descontinuidades nítidas, mas um conjunto dialético de fatores políticos, econômicos, sociais e culturais, partes de um mesmo projeto político.Na segunda parte do texto, após um breve resgate histórico das políticas de formação de professores no Brasil, reflete-se sobre a relação que existe na atualidade entre o projeto político dominante e as políticas de formação de professores. É objetivo do artigo apresentar concretamente os elementos ideológicos que dão sustentação aos discursos que encontramos nos documentos sobre a formação de professores no Brasil após a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, e qual a sua vinculação com o projeto político neoliberal. Debatemos como as transformações ocasionadas pelo advento do neoliberalismo mudaram as estruturas de pensamento dos sujeitos, e a relação que as pessoas estabelecem com o conhecimento. Essas transformações reverberam em diversas esferas da vida humana, exigindo que a escola e o professor assumam novos papéis no processo educativo. Problematizamos as reformas educacionais que, tentando acompanhar as transformações sociais e sobretudo no mundo do trabalho, apresentam como tema central, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação de professores. Ressaltando que, na formação de professores, e no espaço escolar, esses conceitos têm se traduzido através da individualização dos processos cognitivos, pois não é considerada a dimensão social no processo de produção do conhecimento.  A competência é entendida como qualidade individual do sujeito, e não enquanto resultado de uma construção coletiva, social e histórica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDEOLOGIA, COMPETÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_15_08_2014_17_17_57_idinscrito_33414_70013e00b2a9f78531aa7ae993deb149.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMANUELLY MEDEIROS BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "MANU BEZERRA"
    "autor_email" => "emanuellybezerra@hotmail."
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a relação que existe entre as políticas educacionais de formação de professores e o pensamento político dominante, demonstrando que, discursos que se constroem em torno da formação docente, não podem ser compreendidos se não forem articulados a uma análise das disputas por distintos projetos de sociedade e como estas disputam se traduzem no campo educacional.Para alcançar este objetivo divide-se o artigo em duas partes. Na primeira parte, apresentam- se elementos de interpretação que sustentam a hipótese de que não é possível tratar o tema da formação de professores independentemente do regime econômico, da história, das relações de poderes, do papel do Estado, repudiando uma visão do mundo, que a partir de supostos básicos da epistemologia positivista das ciências sociais, interpreta a realidade social como uma coleção de “partes” e “fragmentos”, cada um dos quais, independente e compreensível em si mesmo. Resgatamos, em suma, o princípio da totalidade, não existindo descontinuidades nítidas, mas um conjunto dialético de fatores políticos, econômicos, sociais e culturais, partes de um mesmo projeto político.Na segunda parte do texto, após um breve resgate histórico das políticas de formação de professores no Brasil, reflete-se sobre a relação que existe na atualidade entre o projeto político dominante e as políticas de formação de professores. É objetivo do artigo apresentar concretamente os elementos ideológicos que dão sustentação aos discursos que encontramos nos documentos sobre a formação de professores no Brasil após a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, e qual a sua vinculação com o projeto político neoliberal. Debatemos como as transformações ocasionadas pelo advento do neoliberalismo mudaram as estruturas de pensamento dos sujeitos, e a relação que as pessoas estabelecem com o conhecimento. Essas transformações reverberam em diversas esferas da vida humana, exigindo que a escola e o professor assumam novos papéis no processo educativo. Problematizamos as reformas educacionais que, tentando acompanhar as transformações sociais e sobretudo no mundo do trabalho, apresentam como tema central, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação de professores. Ressaltando que, na formação de professores, e no espaço escolar, esses conceitos têm se traduzido através da individualização dos processos cognitivos, pois não é considerada a dimensão social no processo de produção do conhecimento. A competência é entendida como qualidade individual do sujeito, e não enquanto resultado de uma construção coletiva, social e histórica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.