DUARTE, Nayara Araujo. As condições dos sujeitos da eja: implicações para o ensino. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6926>. Acesso em: 23/11/2024 23:12
No contexto das discussões políticas, sociais e educacionais acerca do analfabetismo, a Educação de Jovens e Adultos (EJA) propõe o ensino a alunos fora da faixa etária para cada ano correspondente na educação regular, com o objetivo de inserir esse público em situações cotidianas de usos da linguagem. Nesse sentido, a escola é entendida como a principal agência de letramento, sendo responsável pela ampliação dos conhecimentos necessários para o exercício da cidadania. O presente estudo investiga as condições socioeconômicas dos alunos da EJA e suas práticas de leitura e escrita, refletindo sobre as questões relacionadas ao ensino. O procedimento de geração dos dados, que ocorreu entre os meses de agosto e dezembro de 2011, envolveu a aplicação de questionários e entrevistas com alunos do sétimo ano noturno de uma escola estadual na cidade de Campina Grande – Paraíba. O referencial teórico-metodológico do estudo está constituído pelas contribuições oriundas das reflexões sobre letramentos dos aprendizes e do ensino na EJA (BRUNNEL, 2004; ROJO, 2001; SOARES, 2010). Os resultados da análise reforçam que os alunos pesquisados da EJA têm características específicas, se comparados aos alunos do ensino regular, salientando-se o contato reduzido com práticas de leitura e escrita. Tais resultados apontam para a necessidade de uma atenção especial para a realidade dessa modalidade de ensino, visto que ela deve contribuir para o exercício da cidadania de uma considerável parcela da população.