O presente artigo tem por objetivo apresentar algumas considerações sobre a importância douso do Material Didático Manipulável (MDM) no processo de ensino-aprendizagem nas salas de aulas de matemática durante o desenvolvimento de conteúdos de geometria plana e espacial. E, além disso, relatar uma experiência vivida por alguns bolsistas do Subprojeto Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)-MATEMATICA/CCT/UFCG durante o desenvolvimento de uma atividade de ensino com alunos do 2º ano do Ensino Médio, no segundo semestre de 2013, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, situada na rua Comp. Noel Rosa, s/n - Bodocongó, Campina Grande – PB, na qual o PIBID atuava com a colaboração de sete bolsistas e um professor supervisor. O desenvolvimento deste trabalho foi realizado a partir de pesquisas feitas em livros, artigos científicos, publicações em anais de eventos e demais estudos desenvolvidos por pesquisadores da área com o intuito de analisar de que forma o uso do MDM pode contribuir no ensino de geometria. Nos estudos feitos fica claro que os MDM são uma grata alternativa para o professor que deseja trabalhar os conteúdos matemáticos de forma mais dinâmica e que tenha como resultado uma aprendizagem por parte dos alunos mais satisfatória.