O gestor é um dos principais responsáveis pela execução de uma política que promova o atendimento às necessidades e anseios da comunidade escolar. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar o conceito de gestão a partir da análise dos relatos de alguns gestores e analisar eles conduzem essa prática em suas instituições . Esta pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas escolhidas aleatoriamente sendo três localizadas no município de Caiçara e duas localizadas no município de Esperança, no estado da Paraíba. Participaram da pesquisa cinco gestores. Quatro de escolas municipais e um de escola estadual. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário. Foram verificados alguns elementos importantes nos discursos dos gestores tais como: falta de transparência e aprofundamento nas informações peculiares da escola, falta de um conhecimento teórico do que verdadeiramente compete a função de um gestor. Muitas vezes as pessoas que assumem este cargo não estão preparadas suficientemente para conduzi-lo, e as consequências refletem em uma administração de má qualidade, o que acarreta desvantagens para a própria estrutura da escola: recursos financeiros, formação de professores, salário, projetos que a escola é contemplada, material didático, entre outros fatores. Assim, de acordo com os resultados obtidos, observa-se a importante do gestor em saber lidar com os aspectos: político, administrativo, pedagógico e consiga vencer os desafios por meio de uma gestão democrática, onde tudo deve ser resolvido com a participação da comunidade.