O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO POR NÓS ENQUANTO ALUNAS BOLSISTAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. TENDO EM VISTA A GRANDE DIFICULDADE DOS ALUNOS PARA APRENDEREM OS ASSUNTOS DE MATEMÁTICA, EM ESPECIAL, O ASSUNTO DE TRIGONOMETRIA, DECIDIMOS REALIZAR UMA OFICINA COM ELES PARA AJUDÁ-LOS A ABSORVER MELHOR O CONTEÚDO E TAMBÉM PARA ANALISARMOS O QUÃO ÚTIL É A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. PARA TERMOS ALGO QUE COMPROVASSE A EFICÁCIA DO JOGO, RESOLVEMOS FAZER UMA SONDAGEM SIMPLES QUE FOI APLICADA ANTES E DEPOIS DELES JOGAREM. DEPOIS DE ANALISARMOS CUIDADOSAMENTE CADA UMA DAS SONDAGENS, TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE VER O QUÃO EFICAZ FOI O JOGO, TENDO EM VISTA QUE ELES CONSEGUIRAM RESOLVER A SEGUNDA SONDAGEM DE FORMA SATISFATÓRIA E EM MENOS TEMPO. DE FORMA GERAL, SABEMOS QUE OS JOGOS POR SI SÓ NÃO ENSINAM, MAS O PROFESSOR PODE USÁ-LO COMO UMA FERRAMENTA PARA AJUDAR OS ALUNOS A APRENDEREM MAIS FACILMENTE.