Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO MÉDIO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FUTUROS PROFESSORES: “ENEM” COMO ELEMENTO DO SISTEMA PERIFÉRICO

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENEM, LICENCIANDOS/AS, PERIFÉRICO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69013
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2602
    "inscrito_id" => 2083
    "titulo" => """
      O ENSINO MÉDIO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE\r\n
      FUTUROS PROFESSORES: “ENEM” COMO ELEMENTO DO\r\n
      SISTEMA PERIFÉRICO
      """
    "resumo" => """
      O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. ESSA REFORMA PROVOCARÁ MUDANÇAS NO\r\n
      EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR,\r\n
      ANALISAMOS O “ENEM” COMO ELEMENTO PERIFÉRICO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO\r\n
      CONSTRUÍDAS POR FUTUROS PROFESSORES. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A ABORDAGEM ESTRUTURAL\r\n
      DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR JEAN-CLAUDE ABRIC. PARA ESSA ABORDAGEM, O CONTEÚDO\r\n
      DAS REPRESENTAÇÕES SE ESTRUTURA INTERNAMENTE EM UM SISTEMA CENTRAL E UM PERIFÉRICO. A PESQUISA,\r\n
      DE NATUREZA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA EM DUAS ETAPAS. O CAMPO EMPÍRICO FOI O IFPE – CAMPUS\r\n
      PESQUEIRA. NA PRIMEIRA ETAPA, UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO\r\n
      LIVRE DE PALAVRAS E TIVEMOS COMO PARTICIPANTES 200 LICENCIANDOS/AS, SENDO 100 DA FÍSICA E 100\r\n
      DA MATEMÁTICA. ANALISAMOS O MATERIAL RECOLHIDO COM O APOIO DA PLATAFORMA DIGITAL OPENEVOC.\r\n
      PARA A SEGUNDA ETAPA, SELECIONAMOS UM SUBGRUPO DE 40 PARTICIPANTES - 20 LICENCIANDOS/AS EM\r\n
      FÍSICA E 20 EM MATEMÁTICA - PARA RESPONDEREM UM TESTE DO NÚCLEO CENTRAL. PARA A ANÁLISE,\r\n
      TIVEMOS O APOIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. NOSSAS ANÁLISES APONTARAM QUE AS\r\n
      REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO DE LICENCIANDOS/AS ESTÃO SOFRENDO\r\n
      UMA TRANSFORMAÇÃO PROGRESSIVA. O ELEMENTO “ENEM” CONSTITUI A PRIMEIRA PERIFERIA DAS\r\n
      REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO. A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO\r\n
      PODERÁ CONTRIBUIR PARA O AVANÇO DESSA TRANSFORMAÇÃO, CASO NÃO OCORRAM INTERVENÇÕES QUE\r\n
      SOLIDIFIQUEM O ENSINO MÉDIO COMO UMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA\r\n
      DA CONTINUIDADE DA PESQUISA PARA APROFUNDAR ESSES ACHADOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENEM, LICENCIANDOS/AS, PERIFÉRICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2083_01102020193749.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA FERREIRA"
    "autor_email" => "giovannaf.s00@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69013
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2602
    "inscrito_id" => 2083
    "titulo" => """
      O ENSINO MÉDIO NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE\r\n
      FUTUROS PROFESSORES: “ENEM” COMO ELEMENTO DO\r\n
      SISTEMA PERIFÉRICO
      """
    "resumo" => """
      O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. ESSA REFORMA PROVOCARÁ MUDANÇAS NO\r\n
      EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR,\r\n
      ANALISAMOS O “ENEM” COMO ELEMENTO PERIFÉRICO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO\r\n
      CONSTRUÍDAS POR FUTUROS PROFESSORES. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A ABORDAGEM ESTRUTURAL\r\n
      DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR JEAN-CLAUDE ABRIC. PARA ESSA ABORDAGEM, O CONTEÚDO\r\n
      DAS REPRESENTAÇÕES SE ESTRUTURA INTERNAMENTE EM UM SISTEMA CENTRAL E UM PERIFÉRICO. A PESQUISA,\r\n
      DE NATUREZA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA EM DUAS ETAPAS. O CAMPO EMPÍRICO FOI O IFPE – CAMPUS\r\n
      PESQUEIRA. NA PRIMEIRA ETAPA, UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO\r\n
      LIVRE DE PALAVRAS E TIVEMOS COMO PARTICIPANTES 200 LICENCIANDOS/AS, SENDO 100 DA FÍSICA E 100\r\n
      DA MATEMÁTICA. ANALISAMOS O MATERIAL RECOLHIDO COM O APOIO DA PLATAFORMA DIGITAL OPENEVOC.\r\n
      PARA A SEGUNDA ETAPA, SELECIONAMOS UM SUBGRUPO DE 40 PARTICIPANTES - 20 LICENCIANDOS/AS EM\r\n
      FÍSICA E 20 EM MATEMÁTICA - PARA RESPONDEREM UM TESTE DO NÚCLEO CENTRAL. PARA A ANÁLISE,\r\n
      TIVEMOS O APOIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. NOSSAS ANÁLISES APONTARAM QUE AS\r\n
      REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO DE LICENCIANDOS/AS ESTÃO SOFRENDO\r\n
      UMA TRANSFORMAÇÃO PROGRESSIVA. O ELEMENTO “ENEM” CONSTITUI A PRIMEIRA PERIFERIA DAS\r\n
      REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO. A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO\r\n
      PODERÁ CONTRIBUIR PARA O AVANÇO DESSA TRANSFORMAÇÃO, CASO NÃO OCORRAM INTERVENÇÕES QUE\r\n
      SOLIDIFIQUEM O ENSINO MÉDIO COMO UMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA\r\n
      DA CONTINUIDADE DA PESQUISA PARA APROFUNDAR ESSES ACHADOS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENEM, LICENCIANDOS/AS, PERIFÉRICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2083_01102020193749.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANNA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANNA FERREIRA"
    "autor_email" => "giovannaf.s00@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. ESSA REFORMA PROVOCARÁ MUDANÇAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR, ANALISAMOS O “ENEM” COMO ELEMENTO PERIFÉRICO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR FUTUROS PROFESSORES. TOMAMOS COMO REFERENCIAL DE BASE A ABORDAGEM ESTRUTURAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ELABORADA POR JEAN-CLAUDE ABRIC. PARA ESSA ABORDAGEM, O CONTEÚDO DAS REPRESENTAÇÕES SE ESTRUTURA INTERNAMENTE EM UM SISTEMA CENTRAL E UM PERIFÉRICO. A PESQUISA, DE NATUREZA QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA EM DUAS ETAPAS. O CAMPO EMPÍRICO FOI O IFPE – CAMPUS PESQUEIRA. NA PRIMEIRA ETAPA, UTILIZAMOS, COMO INSTRUMENTO DE COLETA, A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS E TIVEMOS COMO PARTICIPANTES 200 LICENCIANDOS/AS, SENDO 100 DA FÍSICA E 100 DA MATEMÁTICA. ANALISAMOS O MATERIAL RECOLHIDO COM O APOIO DA PLATAFORMA DIGITAL OPENEVOC. PARA A SEGUNDA ETAPA, SELECIONAMOS UM SUBGRUPO DE 40 PARTICIPANTES - 20 LICENCIANDOS/AS EM FÍSICA E 20 EM MATEMÁTICA - PARA RESPONDEREM UM TESTE DO NÚCLEO CENTRAL. PARA A ANÁLISE, TIVEMOS O APOIO DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. NOSSAS ANÁLISES APONTARAM QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO DE LICENCIANDOS/AS ESTÃO SOFRENDO UMA TRANSFORMAÇÃO PROGRESSIVA. O ELEMENTO “ENEM” CONSTITUI A PRIMEIRA PERIFERIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS PELO GRUPO. A ATUAL REFORMA DO ENSINO MÉDIO PODERÁ CONTRIBUIR PARA O AVANÇO DESSA TRANSFORMAÇÃO, CASO NÃO OCORRAM INTERVENÇÕES QUE SOLIDIFIQUEM O ENSINO MÉDIO COMO UMA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DA CONTINUIDADE DA PESQUISA PARA APROFUNDAR ESSES ACHADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.