A TECNOLOGIA COMO ALICERCE PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67852 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1116 "inscrito_id" => 2240 "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO ALICERCE PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU DE MANEIRA GERAL ABORDAR DE MANEIRA SUCINTA OS BENEF?CIOS DO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO REMOTO, ASSIM COMO DESTACAR O SEU PAPEL CRUCIAL INTEGRATIVO ENTRE A ESCOLA, ALUNOS E PROFESSORES NUM PER?ODO MARCADO PELA PANDEMIA. PARA TANTO UTILIZOU-SE COMO PERCURSO METODOL?GICO UMA REVIS?O DE ESTUDOS ACERCA DA PROBLEM?TICA DISCUTIDA ASSOCIADA ? EDUCA??O, USOU-SE A PESQUISA BIBLIOGR?FICA (GIL, 2002) A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE ESTUDOS DE LIVROS E ARTIGOS CIENT?FICOS. A AN?LISE DA LITERATURA APONTA PARA UMA PROBLEM?TICA MARCADA POR BENEF?CIOS E ALGUMAS CR?TICAS QUE S?O FUNDAMENTADAS PELA DESIGUALDADE ACESSO E OPORTUNIDADES A ESSES RECURSOS TECNOL?GICOS, ENTRETANTO SINALIZA A POSSIBILIDADE DE UM ENSINO CADA VEZ MAIS DISTANTE DA PEDAGOGIA TRADICIONAL ENRAIZADA EM MUITAS ESCOLAS, QUE CONSIDERA ALUNOS E PROFESSORES COMO ATUANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A INTERPRETA??O DOS DADOS ? LUZ DO REFERENCIAL TE?RICO PUBLICADO CORROBORA PARA IMPORT?NCIA DO PROFESSOR SE ADAPTAR E SE REINVENTAR, ASSIM COMO INVESTIR NUMA FORMA??O CONTINUADA PERMANENTE, SOBRETUDO PARA SABER LIDAR COM SITUA??ES EMERGENCIAIS NA EDUCA??O. ESPERA-SE POSTERIORMENTE REALIZAR UM ESTUDO DE CAMPO PARA APLICABILIDADE DA TEORIA E DISCUSS?O DAS IDEIAS CONSTRU?DAS AO LONGO DA EXECU??O DA PROPOSTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MEDIAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID2240_31082020170231.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIVAN AMORIM DA SILVA " "autor_nome_curto" => "JULIVAN AMORIM " "autor_email" => "amorimjulivan@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO " "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67852 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1116 "inscrito_id" => 2240 "titulo" => "A TECNOLOGIA COMO ALICERCE PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU DE MANEIRA GERAL ABORDAR DE MANEIRA SUCINTA OS BENEF?CIOS DO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO REMOTO, ASSIM COMO DESTACAR O SEU PAPEL CRUCIAL INTEGRATIVO ENTRE A ESCOLA, ALUNOS E PROFESSORES NUM PER?ODO MARCADO PELA PANDEMIA. PARA TANTO UTILIZOU-SE COMO PERCURSO METODOL?GICO UMA REVIS?O DE ESTUDOS ACERCA DA PROBLEM?TICA DISCUTIDA ASSOCIADA ? EDUCA??O, USOU-SE A PESQUISA BIBLIOGR?FICA (GIL, 2002) A PARTIR DO LEVANTAMENTO DE ESTUDOS DE LIVROS E ARTIGOS CIENT?FICOS. A AN?LISE DA LITERATURA APONTA PARA UMA PROBLEM?TICA MARCADA POR BENEF?CIOS E ALGUMAS CR?TICAS QUE S?O FUNDAMENTADAS PELA DESIGUALDADE ACESSO E OPORTUNIDADES A ESSES RECURSOS TECNOL?GICOS, ENTRETANTO SINALIZA A POSSIBILIDADE DE UM ENSINO CADA VEZ MAIS DISTANTE DA PEDAGOGIA TRADICIONAL ENRAIZADA EM MUITAS ESCOLAS, QUE CONSIDERA ALUNOS E PROFESSORES COMO ATUANTES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. A INTERPRETA??O DOS DADOS ? LUZ DO REFERENCIAL TE?RICO PUBLICADO CORROBORA PARA IMPORT?NCIA DO PROFESSOR SE ADAPTAR E SE REINVENTAR, ASSIM COMO INVESTIR NUMA FORMA??O CONTINUADA PERMANENTE, SOBRETUDO PARA SABER LIDAR COM SITUA??ES EMERGENCIAIS NA EDUCA??O. ESPERA-SE POSTERIORMENTE REALIZAR UM ESTUDO DE CAMPO PARA APLICABILIDADE DA TEORIA E DISCUSS?O DAS IDEIAS CONSTRU?DAS AO LONGO DA EXECU??O DA PROPOSTA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MEDIAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID2240_31082020170231.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIVAN AMORIM DA SILVA " "autor_nome_curto" => "JULIVAN AMORIM " "autor_email" => "amorimjulivan@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO " "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }