NA SUA PRÁTICA, ENFERMEIRO LIDARÁ COM VIDA E MORTE. VISTO A GRANDE QUANTIDADE DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICOS QUE AMEAÇAM A VIDA, O QUE ELE APRENDE SOBRE MORTE E CUIDADOS PALIATIVOS? QUAL O PREPARO DO ENFERMEIRO RECÉM-FORMADO PARA LIDAR COM A FINITUDE DE SEUS PACIENTES? O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU IDENTIFICAR A OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS À TEMÁTICA DE FINITUDE E CUIDADOS PALIATIVOS NAS GRADES CURRICULARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM OFERTADOS NO BRASIL. FOI REALIZADA PESQUISA DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA, DOCUMENTAL, A PARTIR DE BUSCA EM SITES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) NO BRASIL, PÚBLICAS OU PRIVADAS, QUE DISPONIBILIZASSEM A GRADE CURRICULAR. DENTRE AS 30 GRADES CURRICULARES ANALISADAS, 21 FORAM DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS. VERIFICOU-SE QUE 20 CURSOS POSSUEM DURAÇÃO DE 10 SEMESTRES, SEIS CURSOS TOTALIZAM 8 SEMESTRES E QUATRO CURSOS DURAM 9 SEMESTRES. COM RELAÇÃO À OFERTA DE DISCIPLINAS RELACIONADAS AOS CUIDADOS PALIATIVOS E FINITUDE, OBSERVOU-SE QUE 12 OFERECIAM, NO ENTANTO, APENAS 5 GRADES CURRICULARES OFERTAM-NA COMO DISCIPLINA REGULAR, E AS OUTRAS SETE INSTITUIÇÕES OFERTAM COMO DISCIPLINA OPTATIVA. O PRESENTE ESTUDO MOSTROU A ESCASSEZ DA OFERTA DE DISCIPLINAS, PRINCIPALMENTE NA MODALIDADE REGULAR, QUE ABORDEM A TEMÁTICA EM QUESTÃO. TAL DEFICIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PODE GERAR REPERCUSSÕES DIRETAS NO DESPREPARO PARA LIDAR COM A MORTE DE PACIENTES E DE INSTITUIR PRÁTICAS DE CUIDADOS PALIATIVOS. TORNA-SE NECESSÁRIA A REVISÃO DAS DCN DO CURSO DE ENFERMAGEM PARA QUE TAIS DISCIPLINAS SE TORNEM OBRIGATÓRIAS, CONSIDERANDO A MORTE COMO CONDIÇÃO HUMANA E A NECESSIDADE DE PROMOVER QUALIDADE E DIGNIDADE NO PROCESSO DE MORTE E MORRER.