O OBJETIVO DESTE TRABALHO É DISCUTIR ACERCA DE TEMAS QUE RELACIONAM-SE ÀS INFÂNCIAS CONTEMPORÂNEAS E A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS, MAIS ESPECIFICAMENTE, O YOUTUBE. A FIM DE TECER ESTE DIÁLOGO, NOS REFERENCIAMOS EM AUTORES COMO MOMO (2014), SILVA (2005), VEIGA-NETO (2002), BAUMAN (2001), JENKINS (2008), DALETHESE (2017), DENTRE OUTROS, E ADOTAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COMO METODOLOGIA. A PARTIR DESTE ESTUDO, COMPREENDEMOS QUE A CULTURA É CENTRAL NA HUMANIDADE, BEM COMO ORGANIZA O PENSAMENTO DAS SOCIEDADES - INVENTA FORMAS DE SER E DE AGIR, ATUANDO NA FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADES E IDENTIDADES. A EDUCAÇÃO TAMBÉM ACONTECE POR MEIO DA CULTURA E O YOUTUBE, ENQUANTO ARTEFATO CULTURAL, PRODUZ SENTIDO, FORMA SUJEITOS, IDENTIDADES E SIGNIFICADOS. POR ISSO, ESSE OBJETO EDUCA, AINDA QUE, EM MUITOS CASOS, NÃO ESTEJA DENTRO DA ESCOLA. DESTACAMOS, PORTANTO, A IMPORTÂNCIA DE REFLETIRMOS E PROBLEMATIZARMOS AS RELAÇÕES ENTRE AS CRIANÇAS E A MÍDIA A FIM DE CONTRIBUIRMOS PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES.