AS LENDAS AMAZÔNICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68033 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1067 "inscrito_id" => 3356 "titulo" => "AS LENDAS AMAZÔNICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "É PERCEPTÍVEL O USO DE HISTÓRIAS LENDÁRIAS EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ENTRETANTO, A MAIORIA DAS HISTÓRIAS UTILIZADAS DESCREVE A REALIDADE DE OUTROS POVOS E CULTURAS, NÃO HAVENDO NA MAIORIA ELEMENTOS DA CULTURA LOCAL. A FALTA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS REFERENTES ÀS LENDAS REGIONAIS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS TRABALHADOS NAS CLASSES ESCOLARES EM TODAS AS ETAPAS É NOTÓRIO. MEDIANTE A RIQUEZA DE ELEMENTOS CONTIDOS NAS LENDAS AMAZÔNICAS E DA PRESENÇA DA CULTURA LOCAL E REGIONAL, OBSERVA-SE FORMAS INFINITAS DE SE EXPLORAR AS LENDAS NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS INÚMEROS LIVROS, TRABALHOS E ARTIGOS ACADÊMICOS DE CUNHO CIENTÍFICO. ADOTOU-SE PARA A COMPOSIÇÃO DESTE TRABALHO A ANÁLISE QUALITATIVA COM O INTUITO DE OBSERVAR E COMPREENDER O ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE SER FUNDAMENTAL A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DENTRO DAS SALAS DE AULAS DE FORMA LÚDICA, EXPLORANDO CADA ELEMENTO EXISTENTE NAS LENDAS. É POSSÍVEL DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS RIOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DO BOTO COR DE ROSA OU DA IARA, DESPERTANDO NA CRIANÇA DESDE CEDO O REAL SENTIDO DA PRESERVAÇÃO DE NOSSO ECO SISTEMA. OUTRO MÉTODO SERIA A UTILIZAÇÃO DO BRINCAR PEDAGOGICAMENTE POR MEIO DOS JOGOS LÚDICOS COM A TEMÁTICA DO CURUPIRA, ORIENTANDO A CRIANÇA SOBRE O RESPEITO PERANTE AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVÍDUO; ASSIM COMO JOGOS MATEMÁTICOS COM FIGURAS DE FRUTAS REGIONAIS DENTRE OUTROS ELEMENTOS LOCAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "LENDAS AMAZÔNICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, DOCENTES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID3356_31082020120958.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA KIANE DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KIANE MARTINS" "autor_email" => "ckiane.martins1@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI" "autor_imagem" => "5ee2620eae4e9_11062020_135542.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68033 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1067 "inscrito_id" => 3356 "titulo" => "AS LENDAS AMAZÔNICAS COMO RECURSO AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "É PERCEPTÍVEL O USO DE HISTÓRIAS LENDÁRIAS EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ENTRETANTO, A MAIORIA DAS HISTÓRIAS UTILIZADAS DESCREVE A REALIDADE DE OUTROS POVOS E CULTURAS, NÃO HAVENDO NA MAIORIA ELEMENTOS DA CULTURA LOCAL. A FALTA DE INFORMAÇÕES E CONHECIMENTOS REFERENTES ÀS LENDAS REGIONAIS NOS MATERIAIS DIDÁTICOS TRABALHADOS NAS CLASSES ESCOLARES EM TODAS AS ETAPAS É NOTÓRIO. MEDIANTE A RIQUEZA DE ELEMENTOS CONTIDOS NAS LENDAS AMAZÔNICAS E DA PRESENÇA DA CULTURA LOCAL E REGIONAL, OBSERVA-SE FORMAS INFINITAS DE SE EXPLORAR AS LENDAS NAS ESCOLAS. PARA A CONSTRUÇÃO DESTA PESQUISA UTILIZOU-SE COMO RECURSO METODOLÓGICO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL FORAM CONSULTADOS INÚMEROS LIVROS, TRABALHOS E ARTIGOS ACADÊMICOS DE CUNHO CIENTÍFICO. ADOTOU-SE PARA A COMPOSIÇÃO DESTE TRABALHO A ANÁLISE QUALITATIVA COM O INTUITO DE OBSERVAR E COMPREENDER O ALUNO DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE SER FUNDAMENTAL A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS DENTRO DAS SALAS DE AULAS DE FORMA LÚDICA, EXPLORANDO CADA ELEMENTO EXISTENTE NAS LENDAS. É POSSÍVEL DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DOS RIOS PARA A SOBREVIVÊNCIA DO BOTO COR DE ROSA OU DA IARA, DESPERTANDO NA CRIANÇA DESDE CEDO O REAL SENTIDO DA PRESERVAÇÃO DE NOSSO ECO SISTEMA. OUTRO MÉTODO SERIA A UTILIZAÇÃO DO BRINCAR PEDAGOGICAMENTE POR MEIO DOS JOGOS LÚDICOS COM A TEMÁTICA DO CURUPIRA, ORIENTANDO A CRIANÇA SOBRE O RESPEITO PERANTE AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVÍDUO; ASSIM COMO JOGOS MATEMÁTICOS COM FIGURAS DE FRUTAS REGIONAIS DENTRE OUTROS ELEMENTOS LOCAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "LENDAS AMAZÔNICAS, EDUCAÇÃO INFANTIL, DOCENTES, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID3356_31082020120958.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLA KIANE DA SILVA MARTINS" "autor_nome_curto" => "KIANE MARTINS" "autor_email" => "ckiane.martins1@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI" "autor_imagem" => "5ee2620eae4e9_11062020_135542.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }