ESTA MODALIDADE ESPORTIVA VEM DESDE O TEMPO DA PRÉ-HISTÓRIA, SE FAZENDO PRESENTE NOS ANIMAIS E SERES HUMANOS, USANDO-AS EM CAÇAS, DANÇAS E MANIFESTAÇÕES CORPORAIS, PORÉM, NOS ANOS 90 HOUVE A SUA GRANDE MODERNIDADE E VALORIZAÇÃO PERANTE A MÍDIA. ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO GERAL AVALIAR A LUTA MMA NA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR QUE SE DESTACAM O CONTEÚDO NO CURRÍCULO ESCOLAR, AS LINGUAGENS UTILIZADAS NA LUTA DO MMA E O PRECONCEITO QUE TANTO O RODEIA. NESSE CAMINHO, GEROU A SEGUINTE QUESTÃO: O MMA DEVE OU NÃO SER ABORDADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR? A METODOLOGIA UTILIZADA É DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, COM A ABORDAGEM QUALIS-QUANTI, UTILIZANDO QUESTIONÁRIOS DE MÚLTIPLA-ESCOLHA EM PROL DE VERIFICAR PROFUNDAMENTE O CONTEÚDO DE ARTES MARCIAIS E OBTER DADOS QUE AJUDASSEM NAS INVESTIGAÇÕES DESSE ESPORTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. DIANTE DISSO, MUITOS PROFESSORES SENTEM-SE INCAPACITADOS DE ABORDAR ESTE CONTEÚDO OU NÃO POSSUEM O APOIO DA ESCOLA E SOCIEDADE PELO FATO DESTE ESPORTE ESTÁ LIGADA A VIOLÊNCIA, CAUSANDO A INDISCIPLINA DOS ALUNOS, POR OUTRO LADO, OS EDUCANDOS POSSUEM CONHECIMENTO DESTE CONTEÚDO COMO PARTE DO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA, NO ENTANTO NÃO TIVERAM VIVÊNCIA DESTE CONTEÚDO NO ENSINO DAS LUTAS, TENDO APENAS INFORMAÇÕES MIDIÁTICAS. ESTA IDEIA DE VIOLÊNCIA RELACIONADO AO PRECONCEITO PERANTE O MMA ESTÁ ATRELADA A LUTA EM SI, NÃO EXPONDO A ESSÊNCIA DA DISCIPLINA SOB CARÁTER ÉTICO E MORAL DE QUEM VIVENCIA, PORTANTO, AS ARTES MARCIAIS MISTAS PODEM SER INSERIDAS COMO FORMA DE DESENVOLVER E CONTRIBUIR INTEGRALMENTE O APRENDIZADO E CONHECIMENTO.