O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR E DISCUTIR A PARTIR DE REFLEXÕES PERANTE ATIVIDADES INOVADORAS DE GEOGRAFIA APLICADAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR, ENVOLVENDO TODA COMUNIDADE ESCOLAR, NO PROJETO “ÁGUA FONTE DE VIDA: UMA PRÁTICA CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL” EXECUTADO NA ESCOLA ESTADUAL CIDADÃ INTEGRAL TÉCNICA MONSENHOR ODILON ALVES PEDROSA LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SAPÉ-PB. O PROJETO DESENVOLVIDO POR MEIO DA PESQUISA-AÇÃO, TEVE OBJETIVO PRINCIPAL DESENVOLVER AÇÕES EDUCATIVAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS, DESPERTANDO UM OLHAR CRÍTICO PERANTE O CONSUMO E DESPERDÍCIO DA ÁGUA, CONTRIBUINDO COM A ANALISE DA TEORIA E A PRÁTICA, COM ATITUDES QUE GEREM MUDANÇAS NO COTIDIANO, PARA TORNAR OS DISCENTES PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. FORAM ADOTADOS OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: PESQUISA-AÇÃO E PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM CONSULTA DE ESTUDOS DE DIFERENTES AUTORES, PARA A CONSTRUÇÃO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, TAIS COMO: FREIRE ( 1996), COPETTI (2001), KENSKI (2007) , CAVALCANTI (2005) E ENTRE OUTROS . CONSTRUINDO PRESSUPOSTOS A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS, É POSSÍVEL AFIRMAR QUE O PROJETO CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DO ALUNOS E DA COMUNIDADE ESCOLAR. PROMOVER AÇÕES TRANSFORMADORAS DENTRO DA EDUCAÇÃO NÃO É UMA TAREFA FÁCIL, PORÉM POSSÍVEL PARA O EDUCADOR QUE ESTEJA DISPOSTO A REFLETIR E RESSIGNIFICAR SUA PRÁXIS E QUE BUSCA PROPORCIONAR A SOLUÇÕES DIANTE DOS PROBLEMAS APRESENTADOS.