O presente artigo, intitulado: A música como atividade lúdica na rotina da educação infantil, objetiva investigar os benefícios da música como atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo ritmo, harmonia, melodia e movimentos. Foi desenvolvida através de um estudo de caso em uma escola de Educação Infantil, na perspectiva de compreender a dinâmica de uma sala de aula e as impressões docentes acerca da música como ferramenta de ensino-aprendizagem. A experiência vivida na escola e na leitura dos autores estudados, corrobora para o aprofundamento sobre as contribuições da música na construção da identidade, do caráter, da consciência e também da inteligência. Ela pode ser mediadora entre professor e aluno avivando aspectos humanos, resgatando valores, desenvolvendo a imaginação, interpretação, ampliando a colaboração e a comunicação nas relações. Autores como Alencar (2010), Nadal (2013), Santos (2001), Snyders (2008), Soares (2012), ancoraram o estudo e conduziram a uma reflexão do modo como todo ser humano pode se beneficiar de atividades lúdicas e principalmente da música.