ESTE ARTIGO TRAZ ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO E ANÁLISE DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS NO ENSINO FUNDAMENTAL, TENDO EM VISTA A SOCIEDADE EM REDE ONDE ESTAS CRIANÇAS ESTÃO INSERIDAS. PARA TANTO, OBJETIVOU-SE DESCREVER A EXPERIÊNCIA DA APRENDIZAGEM COM A MEDIAÇÃO DA CONVERGÊNCIA DE CONTEÚDOS PRODUZIDOS PARA PLATAFORMAS DIGITAIS E DISCUTIR A EXPERIÊNCIA À LUZ DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA DE HENRY JENKINS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE O ESTUDANTE, COM A PRODUÇÃO DO MATERIAL, PÔDE VIVENCIAR UMA PRÁTICA ATIVA, ONDE ELE, ALÉM DE NÃO RECEBER INFORMAÇÕES PRONTAS PASSIVAMENTE, AINDA FOI AUTOR DE SUAS PRÓPRIAS PRODUÇÕES. ESTA AÇÃO PROPORCIONOU À CRIANÇA, UMA APRENDIZAGEM MAIS ATIVA E UM TRABALHO PRAZEROSO DE CRIAÇÃO, ESPECIALMENTE DEPOIS QUE ELE VIU O RESULTADO. AS CATEGORIAS CRIADAS A PARTIR DOS CONCEITOS DE JENKINS, UTILIZADOS PARA A DISCUSSÃO FORAM: ‘A SAÍDA DO “ONE TO MANY” PARA O “MANY TO MANY”’ E ‘A TRANSMÍDIA COMO ALTERNATIVA PARA AUXILIAR A APRENDIZAGEM’. O “ONE TO MANY” TEM RELAÇÃO COM A LÓGICA DA COMUNICAÇÃO EM MASSA E O “MANY TO MANY” TEM RELAÇÃO COM A LÓGICA DA COMUNICAÇÃO EM REDE. E O CONCEITO DE TRANSMÍDIA VAI ALÉM DO CONCEITO DE HIPERMÍDIA, POIS NÃO É APENAS UM EMARANHADO DE CANAIS DE MÍDIA QUE COEXISTEM, MAS TRAZ A LÓGICA DOS CANAIS DE MÍDIA QUE SE INTER-RELACIONAM E SE COMPLEMENTAM. PERCEBEU-SE COM A EXPERIÊNCIA, QUE A POSSIBILIDADE DO “MANY TO MANY” E DA LÓGICA DA TRANSMÍDIA PODEM POTENCIALIZAR UMA APRENDIZAGEM MAIS ATIVA E SIGNIFICATIVA.