A PRESENTE PESQUISA TRAZ AS DIFICULDADES E CONSEQUÊNCIAS OCASIONADAS PELO ENSINO REMOTO E A DESIGUALDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA CIDADE DE QUIXADÁ-CE. NOSSO OBJETIVO FOI RELATA AS DIFICULDADES DOS ALUNOS E DE SEUS FAMILIARES COM RELAÇÃO AO ENSINO REMOTO E EVIDENCIA QUE A EDUCAÇÃO É A CHAVE PARA A DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE. O MÉTODO UTILIZADO LANÇOU DE MÃO DE ESTRATÉGIAS DE PESQUISA QUALITATIVA, ONDE A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E A REALIZAÇÃO DE ENTREVISTA COM MÃES DE ALUNOS SE MOSTROU MAIS ADEQUADO. PARA A CONCRETIZAÇÃO DESTE ESTUDO, OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ESTUDANTES DO ENSINO PÚBLICO E MÃES DE ALUNOS. COMO RESULTADO PRELIMINAR DE NOSSA PESQUISA, FICOU EVIDENCIADO QUE A EDUCAÇÃO PODE SER CONSIDERADA COMO O PONTO CHAVE PARA AMENIZAR OS IMPACTOS DA DESIGUALDADE SOCIAL E MUDAR A REALIDADE DE QUEM SOFRE COM AS SEQUELAS DA DESIGUALDADE.