CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA DO CURRÍCULO PAULISTA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68230 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1398 "inscrito_id" => 5463 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA DO CURRÍCULO PAULISTA" "resumo" => "PRESENTE TRABALHO É UMA ANÁLISE AO QUE É DISPOSTO NO CURRÍCULO PAULISTA, TENTANDO PERCEBER A CATEGORIA DE ALIENAÇÃO DA PALAVRA E DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO FEITA COM BASE NO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN E DE LINGUISTAS QUE DISCUTEM O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA (BAGNO; BRITO; GERALDI; LUCCHESI; RODRIGUES; SOARES). DADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE BENJAMIN SOBRE A PALAVRA COMO EXPERIÊNCIA AUTÊNTICA E AS DE FREIRE SOBRE SITUAÇÃO LIMITE E A EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS DIALÓGICA, QUESTIONA-SE: COMO O CURRÍCULO PAULISTA, AO TRABALHAR A LINGUAGEM, LIDA COM SITUAÇÕES DE PRECONCEITO E DE ALIENAÇÃO DA PALAVRA A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE FREIRE E BENJAMIM? O ESTUDO SE DÁ POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE ANÁLISE DOCUMENTAL ELABORADA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO (FAIRCLOUGH, 2012), PARA INTERPRETAR O SEU CONTEXTO SOCIAL, OS SIGNIFICADOS E OS SENTIDOS QUE CONSTRÓI SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SEU TEXTO. PELO QUE SE LEVANTOU NO ESTUDO, COMPREENDEU-SE QUE, APESAR DA APROXIMAÇÃO DE UMA BASE TEÓRICA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA, O ATUAL CURRÍCULO PAULISTA SE AFASTA DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA EMANCIPATÓRIA DE EDUCAÇÃO, NO SENTIDO DE NÃO ENFRENTAR NEM AS SITUAÇÕES-LIMITE QUE ALIENAM A PALAVRA COMO UMA EXPERIÊNCIA AUTÊNTICA NEM QUESTÕES ESTRUTURAIS QUE RECAEM SOBRE O PRECONCEITO LINGUÍSTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PAULO FREIRE, WALTER BENJAMIM, CURRÍCULO PAULISTA, PRECONCEITO LINGUÍSTICO, SITUAÇÃO-LIMITE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID5463_01092020171224.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDO ABITANTE" "autor_nome_curto" => "ABITANTE" "autor_email" => "aldoabitante1981@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SOROCABA (UNISO)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68230 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1398 "inscrito_id" => 5463 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN PARA UMA ANÁLISE CRÍTICA DISCURSIVA DO CURRÍCULO PAULISTA" "resumo" => "PRESENTE TRABALHO É UMA ANÁLISE AO QUE É DISPOSTO NO CURRÍCULO PAULISTA, TENTANDO PERCEBER A CATEGORIA DE ALIENAÇÃO DA PALAVRA E DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO A PARTIR DA CONSTRUÇÃO FEITA COM BASE NO REFERENCIAL TEÓRICO DE PAULO FREIRE E WALTER BENJAMIN E DE LINGUISTAS QUE DISCUTEM O PRECONCEITO LINGUÍSTICO E PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS DO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA (BAGNO; BRITO; GERALDI; LUCCHESI; RODRIGUES; SOARES). DADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE BENJAMIN SOBRE A PALAVRA COMO EXPERIÊNCIA AUTÊNTICA E AS DE FREIRE SOBRE SITUAÇÃO LIMITE E A EDUCAÇÃO COMO PRÁXIS DIALÓGICA, QUESTIONA-SE: COMO O CURRÍCULO PAULISTA, AO TRABALHAR A LINGUAGEM, LIDA COM SITUAÇÕES DE PRECONCEITO E DE ALIENAÇÃO DA PALAVRA A PARTIR DO REFERENCIAL TEÓRICO DE FREIRE E BENJAMIM? O ESTUDO SE DÁ POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE ANÁLISE DOCUMENTAL ELABORADA A PARTIR DA PERSPECTIVA DE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO (FAIRCLOUGH, 2012), PARA INTERPRETAR O SEU CONTEXTO SOCIAL, OS SIGNIFICADOS E OS SENTIDOS QUE CONSTRÓI SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SEU TEXTO. PELO QUE SE LEVANTOU NO ESTUDO, COMPREENDEU-SE QUE, APESAR DA APROXIMAÇÃO DE UMA BASE TEÓRICA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA, O ATUAL CURRÍCULO PAULISTA SE AFASTA DE UMA PERSPECTIVA CRÍTICA EMANCIPATÓRIA DE EDUCAÇÃO, NO SENTIDO DE NÃO ENFRENTAR NEM AS SITUAÇÕES-LIMITE QUE ALIENAM A PALAVRA COMO UMA EXPERIÊNCIA AUTÊNTICA NEM QUESTÕES ESTRUTURAIS QUE RECAEM SOBRE O PRECONCEITO LINGUÍSTICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "PAULO FREIRE, WALTER BENJAMIM, CURRÍCULO PAULISTA, PRECONCEITO LINGUÍSTICO, SITUAÇÃO-LIMITE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID5463_01092020171224.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDO ABITANTE" "autor_nome_curto" => "ABITANTE" "autor_email" => "aldoabitante1981@outlook." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SOROCABA (UNISO)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }