O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto que oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dedicam ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometem com o exercício do magistério na rede pública. A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) interessada em proporcionar aos seus estudantes de cursos de licenciatura a participação no Programa se inseriu como participante e propulsor desse processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, os acadêmicos e professores da Unimontes se inscreveram para atuarem no Programa e, para isso, estimularam e incentivaram professores e direção de escolas públicas de Montes Claros a estarem fazendo esse caminho de (des)(re)construção do conhecimento. Várias escolas públicas foram contempladas no Programa, assim como diversas áreas de conhecimento. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta, de forma concisa, as experiências de pibidianos do curso de História da Unimontes, buscando evidenciar a importância que o PIBID possui na formação de futuros professores. Dessa forma, o objetivo do estudo consistiu em compreender como o PIBID colabora na formação de docentes por meio das experiências no ambiente escolar. A ideia constituiu em apreender por meio de relatos como se forma um professor. A metodologia de pesquisa escolheu a história oral para o estudo e, assim, escutar as vivências de estudantes pibidianos, bem como a leitura de bibliografia sobre o assunto. Dessa forma, foram analisados os relatos de universitários participantes do referido Programa que atuam na Escola Estadual Eloy Pereira localizada na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, no ano de 2014.