O PRESENTE ARTIGO BUSCA DESTACAR A IMPORTÂNCIA QUE O ESPAÇO OCUPA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR, COM VISTAS A TORNAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS SATISFATÓRIO, DE MANEIRA QUE POSSIBILITE À CRIANÇA SE DESENVOLVER ATIVAMENTE, INTERAGINDO COM O AMBIENTE QUE A RODEIA. DESTE MODO, PARTINDO DE UMA SÉRIE DE ANÁLISES BIBLIOGRÁFICAS EM CAPÍTULOS DE LIVROS, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, QUE SE CARACTERIZA COMO UM ESTUDO DE CAMPO, EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM TRÊS PROFESSORAS, SENDO ELAS ENTREVISTADAS E SENDO O ESPAÇO OBSERVADO, COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR SE ESTAS PROFESSORAS TÊM CONHECIMENTO DOS BENEFÍCIOS DE UM ARRANJO ESPACIAL BEM ESTRUTURADO E IDENTIFICANDO AS PARTICULARIDADES QUE OS RESPECTIVOS ESPAÇOS POSSUEM NA PRÁTICA. A PARTIR DO APANHADO TEÓRICO E DAS ENTREVISTAS REALIZADAS, CONCLUÍMOS QUE ESSA ORGANIZAÇÃO INFLUENCIA TOTALMENTE NA MANEIRA COMO AS CRIANÇAS APRENDEM; DURANTE A ENTREVISTA, DESTACAMOS QUE A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR NÃO É COMUMENTE TRABALHADA DURANTE A GRADUAÇÃO, TODAVIA, NO DECORRER DA SUA PRÁTICA DOCENTE, OS EDUCADORES ESTÃO CIENTES DA INFLUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS SATISFATÓRIA.