FERREIRA, Alex Lins. Educação: sujeitos ou assujeitados?. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68477>. Acesso em: 23/12/2024 06:05
O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É RESPONDER DUAS QUESTÕES, A SABER: 1- SOMOS SUJEITOS LIVRES OU ASSUJEITADOS? 2- QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE À ESCOLAR NESTA REFLEXÃO? DE IMEDIATO É SALUTAR FRISAR QUE TAIS QUESTÕES SEMPRE FORAM OBJETOS DE GRANDES INQUIETAÇÕES E POLÊMICAS NOS VÁRIOS CAMPOS DO CONHECIMENTO, MAIS AINDA, NAS CIÊNCIAS HUMANAS. PARA RESPONDER A TAIS QUESTÕES, MESMO RECONHECENDO A SUA COMPLEXIDADE E OS NOSSOS LIMITES, TOMAREMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO ALGUNS DOS ESCRITOS DE LOUIS ALTHUSSER QUE COMPREENDEMOS SEREM BASILARES NO TOCANTE AS QUESTÕES APRESENTADAS, SEM COM ISSO ESQUECERMOS OUTRAS CONTRIBUIÇÕES RELEVANTES. O PENSAMENTO PEDAGÓGICO BRASILEIRO É MARCADO PROFUNDAMENTE POR UMA CONCEPÇÃO DE SUJEITO A PARTIR DA IDEOLOGIA BURGUESA, QUE COMPREENDE ESTE COMO SER LIVRE, AUTÔNOMO, AUTOSSUFICIENTE, ESSÊNCIA, CENTRADO E SUJEITO DA SUA HISTÓRIA. HERANÇA DA MODERNIDADE, MAS NÃO SE LIMITA A ESTA. TRAZER ALTHUSSER PARA ESTA REFLEXÃO, NÃO SE LIMITA APENAS QUESTIONAR TAIS CRENÇAS, MAS SOBRETUDO, PROBLEMATIZAR ALGUMAS CATEGORIAS, COMO EDUCAÇÃO, SUJEITO, IDEOLOGIA, REPRODUÇÃO, HISTÓRIA, QUE NA MAIORIA DAS VEZES O DEBATE ATUAL AS TORNOU TÃO ÓBVIAS QUE A SENSAÇÃO É QUE ESTÁ TUDO ENCERRADO E DETERMINADO.