ESSA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO TEVE COMO QUESTÃO NORTEADORA COMO OS DOCENTES PERCEBEM A JUVENTUDE DE SEUS ALUNOS E COMO RELACIONAM ÀS CARACTERÍSTICAS DE SUA PRÓPRIA JUVENTUDE. O ESTUDO TEVE INÍCIO COM A PROPOSIÇÃO DO MINICURSO “DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TEMAS ATUAIS EM DISCUSSÃO” COM OBJETIVO DE OPORTUNIZAR O DEBATE SOBRE TEMAS ATUAIS RELACIONADOS À PRÁTICA EDUCATIVA. OS DADOS FORAM COLETADOS DURANTE O MINICURSO EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS: NO PRIMEIRO MOMENTO OS DOCENTES RESPONDERAM UM QUESTIONÁRIO SOBRE SUAS PERCEPÇÕES FRENTE ÀS CARACTERÍSTICAS DAS JUVENTUDES ATUALMENTE. NO SEGUNDO MOMENTO, UM FÓRUM OPORTUNIZOU REFLEXÕES E REGISTROS COMPARTILHADOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA JUVENTUDE DE CADA DOCENTE EM RELAÇÃO AO JOVEM NA ATUALIDADE. NO GERAL, OBSERVOU-SE QUE OS DOCENTES CONSIDERAM QUE SEU TEMPO DE JUVENTUDE ERA MELHOR, E QUE O JOVEM DE HOJE POSSUI FRAGILIDADES EMOCIONAIS, ENTRE OUTROS ASPECTOS PREOCUPANTES.