A SOCIEDADE ATUAL PRECISA CRIAR MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO GLOBAL BASEADO NO RESPEITO PELA NATUREZA, NOS DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS, NA JUSTIÇA ECONÔMICA. A SUSTENTABILIDADE VISTA A PARTIR DE UMA CONFORMIDADE ENTRE A HUMANIDADE E A NATUREZA, RELACIONADO AO IMPACTO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS NO MEIO AMBIENTE E DESSA RELAÇÃO, A BUSCA PELA QUALIDADE DE VIDA DESSA GERAÇÃO, E DAS FUTURAS. ESTE ARTIGO BUSCA COMPREENDER O CURRÍCULO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRELADA A PRÁTICA DO ENSINO PARA A SUSTENTABILIDADE, TENDO EM VISTA O MUNDO ATUAL. OBJETIVA-SE UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO CURRÍCULO ESCOLAR, TENDO EM VISTA AS TRANSFORMAÇÕES PROFUNDAS PROMOVIDAS, POR NOVOS MEIOS DE PRODUÇÃO E POR NOVAS FORMAS DE PENSAR O MUNDO E DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS, DESTACANDO O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMBIENTAL NA BUSCA POR UMA APRENDIZAGEM PARA A VIDA, OU SEJA, PARA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E DO NOSSO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, PRINCIPALMENTE DA JUVENTUDE BRASILEIRA.