GEORG SIMMEL E A EDUCAÇÃO COMO TRAGÉDIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68673 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1099 "inscrito_id" => 4422 "titulo" => "GEORG SIMMEL E A EDUCAÇÃO COMO TRAGÉDIA" "resumo" => "A MODERNIDADE SE TORNOU TEMA EM DIVERSOS AUTORES. NA OBRA DO FILÓSOFO E SOCIÓLOGO ALEMÃO GEORG SIMMEL (1858-1918), FOI COMO UM PANO DE FUNDO DE SUAS ANÁLISES, PRINCIPALMENTE, NO QUE TANGE À MERCANTILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS. EM SUA OBRA PRINCIPAL “A FILOSOFIA DO DINHEIRO”, SIMMEL ESBOÇA UMA INTERPRETAÇÃO DA MODERNIDADE COMO TRAGÉDIA. ISTO PELO FATO DE, NAS MÍNIMAS RELAÇÕES, O HOMEM TER ATRIBUÍDO UM PREÇO OU VALOR. NESTE CONTEXTO, A ANÁLISE SE JUSTIFICA POR PODERMOS PENSAR OS EFEITOS DA MERCANTILIZAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO E, LOGO, A EDUCAÇÃO COMO TRAGÉDIA. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSTITUI-SE NA CRÍTICA SIMMELIANA A UMA MODERNIDADE QUE SE FUNDOU NA PRODUÇÃO E AQUISIÇÃO DE RIQUEZAS E QUE, NO ENTANTO, ABANDONOU A PREOCUPAÇÃO COM O HUMANO. O PERCURSO METODOLÓGICO FOI REALIZADO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE ALGUMAS OBRAS DE SIMMEL QUE SERVEM DE REFERÊNCIA PARA A TEMÁTICA PROPOSTA. E, COMO RESULTADO DE TAL PERCURSO, PODEMOS CONCLUIR QUE O FILÓSOFO TRAZ UMA CRÍTICA INCISIVA A RESPEITO DO PAPEL DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE. DE TAL MODO, QUANDO PROBLEMATIZAMOS QUE EDUCAR ENVOLVE MAIS QUE ELEMENTOS COMERCIALIZÁVEIS (CONTEÚDOS, TÉCNICAS E HABILITAÇÕES), ENCONTRAMOS EM SUA FILOSOFIA UMA BUSCA POR UMA CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA QUE CONTEMPLE OUTRAS DIMENSÕES DO EXISTIR HUMANO. LOGO, A EDUCAÇÃO DEVE-SE PAUTAR NO DESENVOLVIMENTO DE TAIS INSTÂNCIAS DO EXISTIR. DISTO, PODEMOS EXTRAIR UMA ORIENTAÇÃO DE VALORAÇÃO QUALITATIVA NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO, ALÉM DISSO, PROBLEMATIZAMOS A ESCOLA, AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS, O CURRÍCULO ENTRE OUTRAS INSTÂNCIAS EDUCATIVAS QUE SOFREM COM OS EFEITOS APONTADOS PELA “FILOSOFIA DO DINHEIRO”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "GEORG SIMMEL, EDUCAÇÃO, MODERNIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID4422_31082020155228.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FERREIRA PUREZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL PUREZA" "autor_email" => "rafapureza@msn.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA (FACULDADE UNIDA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68673 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1099 "inscrito_id" => 4422 "titulo" => "GEORG SIMMEL E A EDUCAÇÃO COMO TRAGÉDIA" "resumo" => "A MODERNIDADE SE TORNOU TEMA EM DIVERSOS AUTORES. NA OBRA DO FILÓSOFO E SOCIÓLOGO ALEMÃO GEORG SIMMEL (1858-1918), FOI COMO UM PANO DE FUNDO DE SUAS ANÁLISES, PRINCIPALMENTE, NO QUE TANGE À MERCANTILIZAÇÃO DAS RELAÇÕES HUMANAS. EM SUA OBRA PRINCIPAL “A FILOSOFIA DO DINHEIRO”, SIMMEL ESBOÇA UMA INTERPRETAÇÃO DA MODERNIDADE COMO TRAGÉDIA. ISTO PELO FATO DE, NAS MÍNIMAS RELAÇÕES, O HOMEM TER ATRIBUÍDO UM PREÇO OU VALOR. NESTE CONTEXTO, A ANÁLISE SE JUSTIFICA POR PODERMOS PENSAR OS EFEITOS DA MERCANTILIZAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO E, LOGO, A EDUCAÇÃO COMO TRAGÉDIA. ASSIM, O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSTITUI-SE NA CRÍTICA SIMMELIANA A UMA MODERNIDADE QUE SE FUNDOU NA PRODUÇÃO E AQUISIÇÃO DE RIQUEZAS E QUE, NO ENTANTO, ABANDONOU A PREOCUPAÇÃO COM O HUMANO. O PERCURSO METODOLÓGICO FOI REALIZADO ATRAVÉS DA ANÁLISE DE ALGUMAS OBRAS DE SIMMEL QUE SERVEM DE REFERÊNCIA PARA A TEMÁTICA PROPOSTA. E, COMO RESULTADO DE TAL PERCURSO, PODEMOS CONCLUIR QUE O FILÓSOFO TRAZ UMA CRÍTICA INCISIVA A RESPEITO DO PAPEL DA EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE. DE TAL MODO, QUANDO PROBLEMATIZAMOS QUE EDUCAR ENVOLVE MAIS QUE ELEMENTOS COMERCIALIZÁVEIS (CONTEÚDOS, TÉCNICAS E HABILITAÇÕES), ENCONTRAMOS EM SUA FILOSOFIA UMA BUSCA POR UMA CONDIÇÃO DE EXISTÊNCIA QUE CONTEMPLE OUTRAS DIMENSÕES DO EXISTIR HUMANO. LOGO, A EDUCAÇÃO DEVE-SE PAUTAR NO DESENVOLVIMENTO DE TAIS INSTÂNCIAS DO EXISTIR. DISTO, PODEMOS EXTRAIR UMA ORIENTAÇÃO DE VALORAÇÃO QUALITATIVA NO QUE CONCERNE À EDUCAÇÃO, ALÉM DISSO, PROBLEMATIZAMOS A ESCOLA, AS RELAÇÕES PEDAGÓGICAS, O CURRÍCULO ENTRE OUTRAS INSTÂNCIAS EDUCATIVAS QUE SOFREM COM OS EFEITOS APONTADOS PELA “FILOSOFIA DO DINHEIRO”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "GEORG SIMMEL, EDUCAÇÃO, MODERNIDADE, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID4422_31082020155228.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FERREIRA PUREZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAFAEL PUREZA" "autor_email" => "rafapureza@msn.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA (FACULDADE UNIDA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }