? VISTO NOS DIAS ATUAIS A EXIST?NCIA DE DIVERSAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE VISAM O BEM-ESTAR DA CRIAN?A, O RESPEITO AO SEU DESENVOLVIMENTO, MATURA??O EMOCIONAL E BIOL?GICA. A DISCIPLINA POSITIVA TEM COMO OBJETIVO O RESPEITO ? CRIAN?A E UMA PR?TICA RELACIONADA A LONGO PRAZO, SENDO ASSIM TORNA-SE UMA VERTENTE IMPORTANTE PARA O PROFISSIONAL QUE TRABALHA COM OS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES. A RELA??O PROFESSOR-ESTUDANTE SEGUNDO A TEORIA DA DISCIPLINA POSITIVA OCORRE DE FORMA AFETUOSA E RESPEITOSA, USANDO DA GENTILEZA E DA FIRMEZA ONDE A AUTORIDADE DO ADULTO-PROFESSOR ? ALGO DISTANTE DE MUITAS METODOLOGIAS USADAS DURANTE ANOS ONDE O RIGOR E O AUTORITARISMO EST?O IMPREGNADOS. DESTE MODO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR PONTOS DA DISCIPLINA POSITIVA, E SUAS POSSIBILIDADES DE AUX?LIO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NA RELA??O PROFESSOR-ALUNO SEGUNDO ESSA METODOLOGIA. DESTA FORMA O EMBASAMENTO TE?RICO FOI FEITO A PARTIR DE REVIS?O BIBLIOGR?FICA OBJETIVANDO APRESENTAR A DISCIPLINA POSITIVA COMO UM NOVO MODELO PEDAG?GICO NO AUX?LIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
PALAVRAS-CHAVE: DISCIPLINA POSITIVA, REFLEX?O, CRIAN?A, ENSINO-APRENDIZAGEM.