RELATO DE EXPERIÊNCIA EM BIBLIOTECA ESCOLAR-COMUNITÁRIA EM ONG NA CIDADE RIO DE JANEIRO, NA COMUNIDADE DO PAVÃO-PAVÃOZINHO-CANTAGALO. PROCURA MOSTRAR A SITUAÇÃO DESSA VIVÊNCIA ANTES E DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19 (CORONAVÍRUS), COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS DA CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA ATRAVÉS DE UM AMBIENTE SÓCIO-EMOCIONAL, ACOLHEDOR, MESMO QUE VIRTUAL, COM A UTILIZAÇÃO DE LIVROS ELETRÔNICOS E DO WHATSAPP. O BIBLIOTECÁRIO É UM MEDIADOR NESSA RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS LEITORES, PROFESSORES E COMUNIDADE, A ÊNFASE DADA A ESSE ARTIGO É A DE COMPARTILHAR A VIVÊNCIA DE COMO É POSSÍVEL UMA BIBLIOTECA CONTRIBUIR PARA O EMPODERAMENTO E AUTOESTIMA DE POPULAÇÕES CARENTES, NEGRAS E DESVALIDAS, PARTICIPANDO DO PROJETO ESCOLAR, MESMO EM SITUAÇÕES ADVERSAS COMO O ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL QUE ATINGIU TODO O MUNDO EM 2020.