O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO DISCORRER SOBRE A EXPERI?NCIA DE UM ACAD?MICO ACERCA DO EST?GIO B?SICO DE OBSERVA??O, COMPONENTE CURRICULAR DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO ? UFPE, CUJO FOCO FOI VOLTADO PARA A INTERA??O DE ESTUDANTES DO 2? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ORIUNDOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DO RECIFE, COM OS MEMBROS DE SUA EQUIPE DURANTE AS AULAS DE EDUCA??O F?SICA. EMBORA ESTEJAM CONSTATADOS OS BENEF?CIOS DA PR?TICA DE ATIVIDADES F?SICAS NA INF?NCIA, ? COMUM OBSERVAR A PRESEN?A DE ESTUDANTES COM BAIXO ENGAJAMENTO DURANTE AS AULAS DE EDUCA??O F?SICA NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE DURANTES OS JOGOS DE CAR?TER COMPETITIVO. TAL FATO EST? RELACIONADO ?S DEMANDAS IMPL?CITAS PARA UM DESEMPENHO BEM SUCEDIDO QUE EST?O PRESENTES NESTAS ATIVIDADES, TAIS COMO CONDICIONAMENTO F?SICO PR?VIO E AFEI??O PARA OS ESPORTES, O QUE TRANSFORMA SUA PR?TICA EM UM MECANISMO DE SELE??O PARA AQUELES ESTUDANTES CONSIDERADOS APTOS E EXCLUS?O PARA OS TIDOS COMO N?O APTOS. NESTE SENTIDO, O EST?GIO FOI VOLTADO PARA OBSERVAR E DESCREVER A CAPACIDADE COGNITIVA, A PARTIR DE REFERENCIAIS PIAGETIANOS, DOS ESTUDANTES DA TURMA EM QUEST?O EM RELA??O AOS DESAFIOS PROPOSTOS POR JOGOS COLETIVOS E COMPETITIVOS, BEM COMO SUAS INTERA??ES COM OS DEMAIS MEMBROS DE SEU GRUPO. AO FIM DO EST?GIO FOI PERCEPT?VEL QUE OS ESTUDANTES DEMONSTRARAM UMA INTERA??O PRIVILEGIADA COM OS MEMBROS DA EQUIPE QUE TINHAM UMA RELA??O DE PROXIMIDADE ANTERIOR A REALIZA??O DAS ATIVIDADES, CRIANDO SUBGRUPOS DENTRO DA EQUIPE. ADEMAIS, FOI OBSERVADO UM BAIXO ENGAJAMENTO DOS DEMAIS ESTUDANTES COM OS OBJETIVOS PROPOSTOS PELOS JOGOS COLETIVOS.