PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO
COM O GÊNERO CONTO DE FADAS EM TURMAS DE 3.º ANO
DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69393 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1384 "inscrito_id" => 5633 "titulo" => """ PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO\r\n COM O GÊNERO CONTO DE FADAS EM TURMAS DE 3.º ANO\r\n DO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => """ O TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, POIS LHES\r\n PERMITE DIVERSOS BENEFÍCIOS, COMO O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE LÍNGUA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL\r\n E O ENTENDIMENTO DAS REGRAS E CONVENÇÕES LINGUÍSTICAS. NESSE SENTIDO, O ESTUDO DOS GÊNEROS\r\n TEXTUAIS TORNA-SE UM PONTO DE PARTIDA FUNDAMENTAL, UMA VEZ QUE PODE PROPICIAR O ESTUDO DA LÍNGUA\r\n EM FUNÇÃO DO PROPÓSITO COMUNICATIVO DO TEXTO. JÁ O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNCIONA COMO UM\r\n FACILITADOR, CAPAZ DE PROPICIAR O ESTUDO DETALHADO DO GÊNERO, GARANTINDO, AO ALUNO, MAIOR\r\n APROPRIAÇÃO DAS SUAS PROPRIEDADES ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL. DADO O EXPOSTO, ESTE TRABALHO BUSCA\r\n REFLETIR SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS ENQUANTO LÍNGUA MATERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO\r\n DE UMA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA INTERACIONISTA, PROPONDO, PARA ISSO, UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O\r\n TRABALHO COM O GÊNERO CONTO DE FADAS EM TURMAS DE 3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PROPOSTA\r\n ESTÁ FUNDAMENTADA EM AUTORES COMO DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), AGUIAR (2001),\r\n ANTUNES (2009), BETTELHEIM (2002) E MARCUSCHI (2002), ENTRE OUTROS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS\r\n ENCONTRADOS SE CONCENTRAM NA CONSTATAÇÃO DA SD COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EFICIENTE NO\r\n ÂMBITO DA ESCOLA, PARA UM MELHOR PLANEJAMENTO E APROVEITAMENTO DO TEMA ABORDADO, PROPICIANDO,\r\n ALÉM DISSO, UM TRABALHO COM A LÍNGUA CALCADO NO ESTUDO DO GÊNERO ENQUANTO FORMA DE AÇÃO SOCIAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO DE PORTUGUÊS, LÍNGUA MATERNA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CONTO DE FADAS, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5633_01092020165358.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLY SALES DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "RAFAELLY CRUZ" "autor_email" => "rafaellysales1@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69393 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1384 "inscrito_id" => 5633 "titulo" => """ PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O TRABALHO\r\n COM O GÊNERO CONTO DE FADAS EM TURMAS DE 3.º ANO\r\n DO ENSINO FUNDAMENTAL """ "resumo" => """ O TRABALHO COM A LÍNGUA PORTUGUESA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, POIS LHES\r\n PERMITE DIVERSOS BENEFÍCIOS, COMO O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE LÍNGUA ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL\r\n E O ENTENDIMENTO DAS REGRAS E CONVENÇÕES LINGUÍSTICAS. NESSE SENTIDO, O ESTUDO DOS GÊNEROS\r\n TEXTUAIS TORNA-SE UM PONTO DE PARTIDA FUNDAMENTAL, UMA VEZ QUE PODE PROPICIAR O ESTUDO DA LÍNGUA\r\n EM FUNÇÃO DO PROPÓSITO COMUNICATIVO DO TEXTO. JÁ O USO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FUNCIONA COMO UM\r\n FACILITADOR, CAPAZ DE PROPICIAR O ESTUDO DETALHADO DO GÊNERO, GARANTINDO, AO ALUNO, MAIOR\r\n APROPRIAÇÃO DAS SUAS PROPRIEDADES ENQUANTO PRÁTICA SOCIAL. DADO O EXPOSTO, ESTE TRABALHO BUSCA\r\n REFLETIR SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS ENQUANTO LÍNGUA MATERNA NO ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO\r\n DE UMA PERSPECTIVA LINGUÍSTICA INTERACIONISTA, PROPONDO, PARA ISSO, UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O\r\n TRABALHO COM O GÊNERO CONTO DE FADAS EM TURMAS DE 3.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PROPOSTA\r\n ESTÁ FUNDAMENTADA EM AUTORES COMO DOLZ, NOVERRAZ E SCHNEUWLY (2004), AGUIAR (2001),\r\n ANTUNES (2009), BETTELHEIM (2002) E MARCUSCHI (2002), ENTRE OUTROS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS\r\n ENCONTRADOS SE CONCENTRAM NA CONSTATAÇÃO DA SD COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO EFICIENTE NO\r\n ÂMBITO DA ESCOLA, PARA UM MELHOR PLANEJAMENTO E APROVEITAMENTO DO TEMA ABORDADO, PROPICIANDO,\r\n ALÉM DISSO, UM TRABALHO COM A LÍNGUA CALCADO NO ESTUDO DO GÊNERO ENQUANTO FORMA DE AÇÃO SOCIAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO DE PORTUGUÊS, LÍNGUA MATERNA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CONTO DE FADAS, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5633_01092020165358.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:33" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAELLY SALES DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "RAFAELLY CRUZ" "autor_email" => "rafaellysales1@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }