O PRESENTE ESTUDO EST? PAUTADO EM UMA REFLEX?O SOBRE A HIST?RIA DE LEITURA DO SUJEITO ALUNO DE UMA TURMA DE 9? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, NA PERSPECTIVA DA AD (AN?LISE DE DISCURSO) DE LINHA FRANCESA. PORTANTO, TEM COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR ACERCA DAS MEM?RIAS DO SUJEITO ALUNO LEITOR, RELACIONANDO DIFERENTES PROCESSOS DE SIGNIFICA??O, RECUPERANDO OS IMPL?CITOS E RECONHECENDO OS POSS?VEIS SENTIDOS DO TEXTO, ENQUANTO OBJETO LINGU?STICO-HIST?RICO. E NESSE CASO, TEM COMO OBJETIVOS ESPEC?FICOS: A) ANALISAR TEXTOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS-LEITORES CONCLUINTES DO FUNDAMENTAL II, INTERPRETANDO OS SENTIDOS QUE SE EVIDENCIAM E S?O SILENCIADOS NO ECO DE OUTROS LUGARES DO DIZER; B) OBSERVAR O PERFIL E AS CARACTER?STICAS DESSE ALUNO LEITOR REFLETINDO ACERCA DAS SUAS MEM?RIAS. ASSIM, CONTRIBUI PARA DISCUSS?O SOBRE O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DO LEITOR, DIALOGANDO A RESPEITO DAS MEM?RIAS DO SUJEITO ALUNO, CONSIDERANDO SUA REALIDADE SOCIAL E HIST?RICA. PARA ISSO, SER? UTILIZADO UM REFERENCIAL TE?RICO BUSCANDO-SE REFER?NCIAS BIBLIOGR?FICAS EM FONTES COMO LIVROS, ARTIGOS, TESES, DISSERTA??ES, SITES DA INTERNET. TRAZENDO CONCEP??ES TE?RICAS DE ALGUNS ESTUDIOSOS COMO DANTAS (2007); ORLANDI (2012); FERNANDES (2007) ACERCA DA AN?LISE DO DISCURSO, GERALDI (2003), FERREIRA (2016) BORTONI-RICARDO (2008) E SEVERINO (2007) DENTRE OUTROS ESTUDIOSOS. ? UMA PESQUISA INTERPRETATIVISTA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DOS DADOS O QUE NOS LEVA A COMPREENDERMOS A REALIDADE SOCIAL DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS. AQUI ANALISAMOS PARTES DE QUESTION?RIOS DE SONDAGENS ELABORADOS PARA SE OBTER INFORMA??ES SOBRE A HIST?RIA DE LEITURA DO SUJEITO ALUNO, FICANDO EVIDENTE QUE A HIST?RIA DETERMINA UM CAMINHO DE SIGNIFICA??O NA VIDA DESSE SUJEITO.