INCLUSÃO SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA: EPISTEMOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68730 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 4686 "titulo" => "INCLUSÃO SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA: EPISTEMOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO" "resumo" => "NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) TEM FIRMADO CONVÊNIO COM OUTROS PAÍSES, BUSCANDO SUA INTERNACIONALIZAÇÃO. PARA ISSO, TEM RECEBIDO ESTUDANTES ESTRANGEIROS DO CONTINENTE AFRICANO (DESDE 2010) E ESTUDANTES LATINO- AMERICANOS (DESDE 2015). CONSIDERANDO A INEXISTÊNCIA DE ESTUDOS QUE AVALIEM O PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES CONVENIADOS NA UFPI, FOI REALIZADA ESTA PESQUISA, A QUAL TEVE COMO OBJETIVOS: ANALISAR O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA UFPI, CONHECER OS FATORES SOCIAIS QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS, IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA UFPI E ANALISAR AS REAÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS E DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À PRESENÇA DE ALUNOS DE OUTRAS NACIONALIDADES NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO, ASSIM COMO SUA ACEITAÇÃO. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, A PESQUISA APOIOU-SE EM AUTORES, COMO AGUADO (2003), BAUMAN (1999), BURITY (2006), DA CUNHA (2017), ENTRE OUTROS. OPTOU-SE POR REALIZAR UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE, COMO INSTRUMENTO, A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA; EM SEGUIDA, OS DADOS FORAM SUBMETIDOS A UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO, CONFORME BARDIN (1977). OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE, EM ALGUNS CASOS, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS PELOS BRASILEIROS SOBRE OS ESTUDANTES COLOMBIANOS E OS ORIGINÁRIOS DE PAÍSES DO CONTINENTE AFRICANO DIFICULTAM O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO SOCIAL., ESTUDANTES ESTRANGEIROS., UFPI, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID4686_12082020122030.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOURDES ANGÉLICA PACHECO CERMEÑO" "autor_nome_curto" => "LOURDES PACHECO" "autor_email" => "pacheco.lourdes@yahoo.es" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68730 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 515 "inscrito_id" => 4686 "titulo" => "INCLUSÃO SOCIAL COMO POLÍTICA PÚBLICA: EPISTEMOLOGIA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO" "resumo" => "NOS ÚLTIMOS 10 ANOS, A UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) TEM FIRMADO CONVÊNIO COM OUTROS PAÍSES, BUSCANDO SUA INTERNACIONALIZAÇÃO. PARA ISSO, TEM RECEBIDO ESTUDANTES ESTRANGEIROS DO CONTINENTE AFRICANO (DESDE 2010) E ESTUDANTES LATINO- AMERICANOS (DESDE 2015). CONSIDERANDO A INEXISTÊNCIA DE ESTUDOS QUE AVALIEM O PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES ESTUDANTES CONVENIADOS NA UFPI, FOI REALIZADA ESTA PESQUISA, A QUAL TEVE COMO OBJETIVOS: ANALISAR O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO NA UFPI, CONHECER OS FATORES SOCIAIS QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS, IDENTIFICAR AS DIFERENÇAS CULTURAIS QUE FAVORECEM OU DIFICULTAM O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS NA UFPI E ANALISAR AS REAÇÕES DOS ESTUDANTES BRASILEIROS E DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À PRESENÇA DE ALUNOS DE OUTRAS NACIONALIDADES NA GRADUAÇÃO E NA PÓS-GRADUAÇÃO, ASSIM COMO SUA ACEITAÇÃO. COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, A PESQUISA APOIOU-SE EM AUTORES, COMO AGUADO (2003), BAUMAN (1999), BURITY (2006), DA CUNHA (2017), ENTRE OUTROS. OPTOU-SE POR REALIZAR UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS, UTILIZOU-SE, COMO INSTRUMENTO, A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA; EM SEGUIDA, OS DADOS FORAM SUBMETIDOS A UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO, CONFORME BARDIN (1977). OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE, EM ALGUNS CASOS, AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARTILHADAS PELOS BRASILEIROS SOBRE OS ESTUDANTES COLOMBIANOS E OS ORIGINÁRIOS DE PAÍSES DO CONTINENTE AFRICANO DIFICULTAM O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO SOCIAL., ESTUDANTES ESTRANGEIROS., UFPI, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID4686_12082020122030.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOURDES ANGÉLICA PACHECO CERMEÑO" "autor_nome_curto" => "LOURDES PACHECO" "autor_email" => "pacheco.lourdes@yahoo.es" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }