Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO

Palavra-chaves: PIBID, LEITURA, LEITORES Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6731
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 943
    "inscrito_id" => 3343
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO"
    "resumo" => "RESUMO: A leitura, desde muito tempo, é alvo de estudos e pesquisas. Destas surgiram inúmeras concepções de leitor, desde ao decodificador de palavras ao ser que está inserido no contexto da leitura interativa. Diante destas informações o presente trabalho tem como objetivo relatar a pesquisa concluída do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo desse artigo é refletir sobre a importância da leitura ser uma escolha pessoal e dessa escolha estar associada à preferência do leitor e não ser uma imposição do professor. O que consequentemente revela os entraves que ainda perduram no ensino de leitura e nos meios de analisar o jovem leitor sob tal aspecto. Ao longo de dois meses os alunos experimentaram leituras voltadas à sua realidade, partindo do pressuposto de que o processo de leitura implica na escolha, inferência e certificação, sempre sob o viés do método qualitativo. Buscamos mostrar, de forma bem fundamentada, que a leitura pode tornar-se uma atividade de prazer. Tomamos como aporte teórico ANTUNES (2003) que faz uma reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa dentro do contexto interativo e funcional da língua, ao mesmo tempo em que, faz críticas ao modelo tradicional de ensino, GERALDI (2006) o qual focaliza o ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas a partir de experiências vivenciadas em sala de aula, SILVA (2006) que defende uma leitura centrada no aluno, desde a escolha ao conteúdo, LAJOLO (2002) que aborda os aspectos sociais como partes fundamentais da leitura, entre outros. Os resultados alcançados mostraram-se satisfatórios na medida em que permitiu estimular a leitura de textos literários de forma livre e opcional.Palavras- chave: PIBID. Leitura. Leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA, LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_12_33_idinscrito_3343_f65a1625bba5930a4736401fde74d390.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA RANIELLY DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "EDNA"
    "autor_email" => "niellyfersou@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6731
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 943
    "inscrito_id" => 3343
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO"
    "resumo" => "RESUMO: A leitura, desde muito tempo, é alvo de estudos e pesquisas. Destas surgiram inúmeras concepções de leitor, desde ao decodificador de palavras ao ser que está inserido no contexto da leitura interativa. Diante destas informações o presente trabalho tem como objetivo relatar a pesquisa concluída do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo desse artigo é refletir sobre a importância da leitura ser uma escolha pessoal e dessa escolha estar associada à preferência do leitor e não ser uma imposição do professor. O que consequentemente revela os entraves que ainda perduram no ensino de leitura e nos meios de analisar o jovem leitor sob tal aspecto. Ao longo de dois meses os alunos experimentaram leituras voltadas à sua realidade, partindo do pressuposto de que o processo de leitura implica na escolha, inferência e certificação, sempre sob o viés do método qualitativo. Buscamos mostrar, de forma bem fundamentada, que a leitura pode tornar-se uma atividade de prazer. Tomamos como aporte teórico ANTUNES (2003) que faz uma reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa dentro do contexto interativo e funcional da língua, ao mesmo tempo em que, faz críticas ao modelo tradicional de ensino, GERALDI (2006) o qual focaliza o ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas a partir de experiências vivenciadas em sala de aula, SILVA (2006) que defende uma leitura centrada no aluno, desde a escolha ao conteúdo, LAJOLO (2002) que aborda os aspectos sociais como partes fundamentais da leitura, entre outros. Os resultados alcançados mostraram-se satisfatórios na medida em que permitiu estimular a leitura de textos literários de forma livre e opcional.Palavras- chave: PIBID. Leitura. Leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "PIBID, LEITURA, LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_13_12_33_idinscrito_3343_f65a1625bba5930a4736401fde74d390.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:24"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA RANIELLY DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "EDNA"
    "autor_email" => "niellyfersou@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

RESUMO: A leitura, desde muito tempo, é alvo de estudos e pesquisas. Destas surgiram inúmeras concepções de leitor, desde ao decodificador de palavras ao ser que está inserido no contexto da leitura interativa. Diante destas informações o presente trabalho tem como objetivo relatar a pesquisa concluída do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo desse artigo é refletir sobre a importância da leitura ser uma escolha pessoal e dessa escolha estar associada à preferência do leitor e não ser uma imposição do professor. O que consequentemente revela os entraves que ainda perduram no ensino de leitura e nos meios de analisar o jovem leitor sob tal aspecto. Ao longo de dois meses os alunos experimentaram leituras voltadas à sua realidade, partindo do pressuposto de que o processo de leitura implica na escolha, inferência e certificação, sempre sob o viés do método qualitativo. Buscamos mostrar, de forma bem fundamentada, que a leitura pode tornar-se uma atividade de prazer. Tomamos como aporte teórico ANTUNES (2003) que faz uma reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa dentro do contexto interativo e funcional da língua, ao mesmo tempo em que, faz críticas ao modelo tradicional de ensino, GERALDI (2006) o qual focaliza o ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas a partir de experiências vivenciadas em sala de aula, SILVA (2006) que defende uma leitura centrada no aluno, desde a escolha ao conteúdo, LAJOLO (2002) que aborda os aspectos sociais como partes fundamentais da leitura, entre outros. Os resultados alcançados mostraram-se satisfatórios na medida em que permitiu estimular a leitura de textos literários de forma livre e opcional.Palavras- chave: PIBID. Leitura. Leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.