RESUMO: A leitura, desde muito tempo, é alvo de estudos e pesquisas. Destas surgiram inúmeras concepções de leitor, desde ao decodificador de palavras ao ser que está inserido no contexto da leitura interativa. Diante destas informações o presente trabalho tem como objetivo relatar a pesquisa concluída do Programa de Iniciação à Docência- PIBID, no CENTRO EDUCACIONAL OSMAR DE AQUINO localizado no município de GUARABIRA-PB. O objetivo desse artigo é refletir sobre a importância da leitura ser uma escolha pessoal e dessa escolha estar associada à preferência do leitor e não ser uma imposição do professor. O que consequentemente revela os entraves que ainda perduram no ensino de leitura e nos meios de analisar o jovem leitor sob tal aspecto. Ao longo de dois meses os alunos experimentaram leituras voltadas à sua realidade, partindo do pressuposto de que o processo de leitura implica na escolha, inferência e certificação, sempre sob o viés do método qualitativo. Buscamos mostrar, de forma bem fundamentada, que a leitura pode tornar-se uma atividade de prazer. Tomamos como aporte teórico ANTUNES (2003) que faz uma reflexão sobre o ensino da Língua Portuguesa dentro do contexto interativo e funcional da língua, ao mesmo tempo em que, faz críticas ao modelo tradicional de ensino, GERALDI (2006) o qual focaliza o ensino da Língua Portuguesa nas escolas públicas a partir de experiências vivenciadas em sala de aula, SILVA (2006) que defende uma leitura centrada no aluno, desde a escolha ao conteúdo, LAJOLO (2002) que aborda os aspectos sociais como partes fundamentais da leitura, entre outros. Os resultados alcançados mostraram-se satisfatórios na medida em que permitiu estimular a leitura de textos literários de forma livre e opcional.Palavras- chave: PIBID. Leitura. Leitores.