O referido trabalho busca apresentar a pesquisa que caminhou no sentido de fazer uma análise dos livros didáticos do ensino básico de Geografia, subsidiada pelos materiais escritos por autores como Maria Encarnação Sposito e Ezequiel Teodoro da Silva que anteriormente se preocuparam em estudar esse assunto. Como metodologia norteadora escolhemos a investigação qualitativa, pois buscamos entender as modificações do ensino da disciplina de Geografia no ensino básico, as ideologias contidas no texto e a questão imagética dos conteúdo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhido o ensino da categoria de Paisagem. Partindo de uma perspectiva temporal entre os nove anos que separam os livros Geografia de Valquíria e Beluce da editora Scipione de 2005 e Geografia: um olhar sobre a diversidade de Giansanti, Pandovesi, Oliva e Pamplona da editora AJS de 2014. A relevância do presente trabalho surge no sentido de apresentar uma metodologia que pode, sem sobra de dúvidas, auxiliar os professores de Geografia, e de outras disciplina escolares, na escolha do seu material para tornar mais efetivo o processo de ensino e aprendizagem de Geografia e a melhor transmissão dos conteúdo Geográficos. Esta é uma tarefa que cabe ao professor, apesar de sabermos que este deva utilizar-se de outras linguagens no ensino, o livro didático ainda figura com uma poderosa arma pedagógica no ensino básico, principalmente quando tem sua escolha feita de forma crítica.