Atualmente, desenvolvimentos no campo industrial e o surgimento de tecnologias inovadoras ocasionaram grandes benefícios à humanidade, também promoveu o aumento na poluição ambiental, acarretando em riscos a saúde pública e destruição ao meio ambiente, diante das transformações sociais e ambientais que o mundo está vivenciando, tem-se a necessidade de promover nas instituições de ensino uma prática educativa voltada para a conscientização ambiental, com a carência de uma discussão sobre a poluição ambiental nas escolas e a grande dificuldade em programar a interdisciplinidade desta temática no componente curricular, porém este trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa investigatória da realidade ambiental dos alunos de uma escola da rede estadual de ensino, situada no município de Taperoá/PB e promover uma conscientização ambiental mediante a discussão e apresentação de propostas que poderá minimizar os danos causados ao meio ambiente diante da realidade em que estes alunos estão inseridos. Porém, a presente pesquisa tomou por base o método analítico-descritivo e como técnica o estudo de caso, com objetivo de propor e desenvolver melhorias sobre o conteúdo questionado a partir dos dados obtidos tendo como população da pesquisa alunos do primeiro ano do ensino médio, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário, composto por cinco questões objetivas de múltipla escolha. A aplicação do questionário com 10 questões (05 objetivas e 05 subjetivas) foi realizada no período de novembro de 2013, foi aplicado durante uma aula de 45 minutos. Na segunda etapa foram realizadas atividades educativas, com isso os resultados obtidos pelos questionários foram promovidos uma semana de conscientização ambiental. A proposta abordou definições de lixo, causas e efeitos do descarte inadequado destes resíduos, formas alternativas de reciclagem e reutilização. Os resultados apresentaram uma realidade bastante inadequada com as práticas de conservação ambiental. Propostas educativas de reciclagem, reutilização e coleta seletiva foram apresentadas com objetivo de favorecer a formação de cidadãos comprometidos e conscientes com a natureza. Neste trabalho de pesquisa os resultados obtidos através de um questionário aplicado em sala de aula, foram representados através de figuras que mostram em percentual a frequência das respostas para as questões objetivas de múltipla escolha. Mediante os resultados obtidos, foi possível traçar um perfil dos alunos e investigar como estes se posicionam quanto ao assunto tratado em questão, pôde-se ter uma ideia do que pensam sobre o lixo e seus conceitos envolvidos (coleta seletiva, reciclagem), de modo ligeiramente informativo, no entanto, informações amplas com relação ao conteúdo foram estudas o que fez com que muitos se interessassem para saber mais sobre assunto. Conclui-se que com os dados obtidos, a pesquisa enfatizou a importância da Educação Ambiental no âmbito escolar, por meio de conteúdos e práticas de coleta seletiva e reciclagem, conscientizando, sobretudo os alunos e motivando para serem agentes contribuidores de pequenas ações tanto na escola como na comunidade onde vivem, proporcionando benefícios para toda população. No entanto, há muito que se fazer na escola de modo que se estenda para toda a comunidade que esta pesquisa foi um instrumento mediador para pensar em mudanças.