A ação do homem no meio tem desencadeado um quadro de quebra da sinergia ambiental. A geração desmedida de resíduos sólidos e líquidos, e sua disposição inadequada veiculam doenças e promovem a escassez de água potável. Este trabalho foi desenvolvido no período compreendido entre 10 de março e 04 de agosto de 2014, com 104 alunos de faixa etária entre 13 e 15 anos de idade, da 1a série do ensino médio do Colégio Motiva Unidade, Jardim Ambiental na cidade de Campina Grande. O projeto se desenvolveu em paralelo ao currículo regular de Biologia e ocorreu em duas etapas: a pesquisa e elaboração de poemas sobre a importância da preservação da água no planeta e posterior exposição dessas produções durante 8(oito) dias para as famílias ,e, a realização de uma aula itinerante dentro de um ônibus por 6 (seis) bairros de Campina Grande para a discussão in locu da poluição ambiental vigente: eutrofização dos mananciais, descarte indevido de resíduo sólido, esgotos a céu aberto e desmatamento. 95% dos alunos reconheceram que a proposta de leitura de textos e a produção de poemas promoviam uma reflexão sobre a questão da escassez da água. Durante a aula itinerante foi coletada amostras de água, plantas aquáticas e peixes para posterior estudo no laboratório da escola. 78% dos alunos avaliaram como importante a educação ambiental na escola como forma de mitigar a expressiva problemática ambiental em nosso entorno. As fotos produzidas pelo grupo foram socializadas para a comunidade escolar. Os resultados qualitativos obtidos indicaram significativo envolvimento dos alunos. Considera-se que houve satisfatório inicio de um trabalho de educação ambiental com certa fração dos jovens participantes.