RESUMOO presente trabalho intitulado A Contribuição do Psicopedagogo nas práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I objetivou analisar as práticas avaliativas do docente do Ensino Fundamental I e as possíveis reflexões e mediações entendendo que a avaliação é utilizada no processo de ascensão do aluno para a série seguinte e é percebida como determinante para detectar o sucesso ou fracasso do educando tendo como um dos seus propósitos melhorar e\ou aperfeiçoar o que vem sendo oferecido como ensino escolar tendo como mediador dessa discussão o psicopedagogo. Na busca do favorecimento dessa compreensão procurou-se embasamento nos posicionamentos de alguns aportes teóricos tais como: Hoffmann (2002), Haydt (2002), Luckesi (1996) e outros. Foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica qualitativa com dados quantitativos objetivando evidenciar a temática estudada. Fizemos uso da coleta de dados através da aplicação do instrumento questionário onde foi aplicado um com os alunos e um com os professores contendo questões respaldadas e analisadas a luz dos subsídios teóricos com a finalidade de identificar os diversos olhares dos sujeitos envolvidos. Ao término da pesquisa percebemos que a presença do psicopedagogo torna-se peça fundamental no espaço escolar para que possa auxiliar na discussão da reorganização metodológica do planejamento e das práticas pedagógicas dos professores para que o processo avaliativo favoreça potencialmente a aprendizagem significativa dos alunos dos alunos.PALAVRAS CHAVE: Avaliação; Aprendizagem; Psicopedagogo.