O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHOOLIVEIRA, Gabriela Santana de (UFCG)gabrielasantana.118@hotmail.com SILVA, Elisângela Araújo(UFCG) eliaraujjo@hotmail.comOrientador: José Hélder Pinheiro Alves(UFCG)RESUMO:No âmbito da sala de aula o trabalho com o teatro na maior parte das vezes restringe-se a encenações sobre temas sócias como a violência, as drogas e a gravidez na adolescência nos eventos especiais como: apresentações em feiras de ciências e amostras pedagógicas. O trabalho com o teatro na escola raramente parte de uma experiência de leitura, o que é bastante preocupante, pois a formação de leitores desse gênero não é incentivada como deveria. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva elaborar uma proposta que privilegie a vivência com o texto dramático, a partir da leitura da peça: O Trovador Encantado, de Lourdes Ramalho. Além desse aspecto, tencionamos também mostrar características internas da obra como fatores que podem fomentar o incentivo à formação de leitores desse gênero ainda marginalizado das aulas de literatura. Dessa forma, norteamos teoricamente essas discussões em: Nuñez e Pereira (1999), Silva e Reis (2013) e Ramalho (2011).Palavras-chave: Ensino de literatura, texto dramático, e o Trovador encantado.