Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHO

Palavra-chaves: ENSINO DE LITERATURA, TEXTO DRAMÁTICO, O TROVADOR ENCANTADO Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7680
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1259
    "inscrito_id" => 2299
    "titulo" => "O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA  COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHO"
    "resumo" => "O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHOOLIVEIRA, Gabriela Santana de (UFCG)gabrielasantana.118@hotmail.com SILVA, Elisângela Araújo(UFCG) eliaraujjo@hotmail.comOrientador: José Hélder Pinheiro Alves(UFCG)RESUMO:No âmbito da sala de aula o trabalho com o teatro na maior parte das vezes restringe-se a encenações sobre temas sócias como a violência, as drogas e a gravidez na adolescência nos eventos especiais como: apresentações em feiras de ciências e amostras pedagógicas. O trabalho com o teatro na escola raramente parte de uma experiência de leitura, o que é bastante preocupante, pois a formação de leitores desse gênero não é incentivada como deveria. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva elaborar uma proposta que privilegie a vivência com o texto dramático, a partir da leitura da peça: O Trovador Encantado, de Lourdes Ramalho. Além desse aspecto, tencionamos também mostrar características internas da obra como fatores que podem fomentar o incentivo à formação de leitores desse gênero ainda marginalizado das aulas de literatura. Dessa forma, norteamos teoricamente essas discussões em: Nuñez e Pereira (1999), Silva e Reis (2013) e Ramalho (2011).Palavras-chave: Ensino de literatura, texto dramático, e o Trovador encantado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, TEXTO DRAMÁTICO, O TROVADOR ENCANTADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_14_38_idinscrito_2299_12a9eed5a572bca6d0cefb5472a71f7e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA SILVA"
    "autor_email" => "eliaraujjo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7680
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1259
    "inscrito_id" => 2299
    "titulo" => "O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA  COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHO"
    "resumo" => "O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHOOLIVEIRA, Gabriela Santana de (UFCG)gabrielasantana.118@hotmail.com SILVA, Elisângela Araújo(UFCG) eliaraujjo@hotmail.comOrientador: José Hélder Pinheiro Alves(UFCG)RESUMO:No âmbito da sala de aula o trabalho com o teatro na maior parte das vezes restringe-se a encenações sobre temas sócias como a violência, as drogas e a gravidez na adolescência nos eventos especiais como: apresentações em feiras de ciências e amostras pedagógicas. O trabalho com o teatro na escola raramente parte de uma experiência de leitura, o que é bastante preocupante, pois a formação de leitores desse gênero não é incentivada como deveria. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva elaborar uma proposta que privilegie a vivência com o texto dramático, a partir da leitura da peça: O Trovador Encantado, de Lourdes Ramalho. Além desse aspecto, tencionamos também mostrar características internas da obra como fatores que podem fomentar o incentivo à formação de leitores desse gênero ainda marginalizado das aulas de literatura. Dessa forma, norteamos teoricamente essas discussões em: Nuñez e Pereira (1999), Silva e Reis (2013) e Ramalho (2011).Palavras-chave: Ensino de literatura, texto dramático, e o Trovador encantado."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, TEXTO DRAMÁTICO, O TROVADOR ENCANTADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_11_08_2014_23_14_38_idinscrito_2299_12a9eed5a572bca6d0cefb5472a71f7e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA SILVA"
    "autor_email" => "eliaraujjo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

O TEXTO DRAMÁTICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE LEITURA COM O TROVADOR ENCANTADO DE LOURDES RAMALHOOLIVEIRA, Gabriela Santana de (UFCG)gabrielasantana.118@hotmail.com SILVA, Elisângela Araújo(UFCG) eliaraujjo@hotmail.comOrientador: José Hélder Pinheiro Alves(UFCG)RESUMO:No âmbito da sala de aula o trabalho com o teatro na maior parte das vezes restringe-se a encenações sobre temas sócias como a violência, as drogas e a gravidez na adolescência nos eventos especiais como: apresentações em feiras de ciências e amostras pedagógicas. O trabalho com o teatro na escola raramente parte de uma experiência de leitura, o que é bastante preocupante, pois a formação de leitores desse gênero não é incentivada como deveria. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva elaborar uma proposta que privilegie a vivência com o texto dramático, a partir da leitura da peça: O Trovador Encantado, de Lourdes Ramalho. Além desse aspecto, tencionamos também mostrar características internas da obra como fatores que podem fomentar o incentivo à formação de leitores desse gênero ainda marginalizado das aulas de literatura. Dessa forma, norteamos teoricamente essas discussões em: Nuñez e Pereira (1999), Silva e Reis (2013) e Ramalho (2011).Palavras-chave: Ensino de literatura, texto dramático, e o Trovador encantado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.