Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR UMA PEDAGOGIA DO ORAL EM TEMPOS DE REDE: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA

Palavra-chaves: PROPOSTA METODOLÓGICA, ENSINO DE LÍNGUA, NOVAS TECNOLOGIAS Comunicação Oral (CO) ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7796
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 7
    "titulo" => "POR UMA PEDAGOGIA DO ORAL EM TEMPOS DE REDE: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA"
    "resumo" => "Considerando que o homem é um ser interativo e que se desenvolve através das relações que estabelece com seus interlocutores, é importante que se desenvolva um trabalho pautado nas reais práticas sociais dos indivíduos, sem que para isso seja necessário ignorar as novas demandas do mundo globalizado. Não é difícil perceber que as práticas pedagógicas predominantes nas aulas de língua materna parecem dar ênfase ao ensino estruturalista da língua, furtando do aluno a oportunidade de se desenvolver como sujeito interativo, usuário da palavra dita nos diferentes contextos de sua cotidianidade. Neste sentido, pretende-se, com este estudo, discutir a importância da oralidade nas aulas de língua materna, aliada aos usos das novas tecnologias tão presentes na vida dos novos sujeitos que circundam o espaço social da escola, além de apresentar uma proposta metodológica com o gênero oral debate, desenvolvido também no ambiente virtual, como forma de se fornecer subsídios que deem primazia às habilidades comunicativas do aluno. A pesquisa se subinscreve na perspectiva qualitativa e foi realizada numa turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, escola pública do município de Pombal-PB. Fundamenta-se nas concepções teóricas da Linguística Textual e do Sociointeracionismo, ressaltando a importância das práticas interativas e o trabalho com a oralidade em prol da aprendizagem escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "PROPOSTA METODOLÓGICA, ENSINO DE LÍNGUA, NOVAS TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_20_01_01_idinscrito_7_b9294bd0bdeeb6d474c7cd6a00bf4d90.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA CALADO DE OLIVEIRA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA CALADO"
    "autor_email" => "ap.calado@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7796
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 7
    "titulo" => "POR UMA PEDAGOGIA DO ORAL EM TEMPOS DE REDE: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA"
    "resumo" => "Considerando que o homem é um ser interativo e que se desenvolve através das relações que estabelece com seus interlocutores, é importante que se desenvolva um trabalho pautado nas reais práticas sociais dos indivíduos, sem que para isso seja necessário ignorar as novas demandas do mundo globalizado. Não é difícil perceber que as práticas pedagógicas predominantes nas aulas de língua materna parecem dar ênfase ao ensino estruturalista da língua, furtando do aluno a oportunidade de se desenvolver como sujeito interativo, usuário da palavra dita nos diferentes contextos de sua cotidianidade. Neste sentido, pretende-se, com este estudo, discutir a importância da oralidade nas aulas de língua materna, aliada aos usos das novas tecnologias tão presentes na vida dos novos sujeitos que circundam o espaço social da escola, além de apresentar uma proposta metodológica com o gênero oral debate, desenvolvido também no ambiente virtual, como forma de se fornecer subsídios que deem primazia às habilidades comunicativas do aluno. A pesquisa se subinscreve na perspectiva qualitativa e foi realizada numa turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, escola pública do município de Pombal-PB. Fundamenta-se nas concepções teóricas da Linguística Textual e do Sociointeracionismo, ressaltando a importância das práticas interativas e o trabalho com a oralidade em prol da aprendizagem escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "PROPOSTA METODOLÓGICA, ENSINO DE LÍNGUA, NOVAS TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_08_2014_20_01_01_idinscrito_7_b9294bd0bdeeb6d474c7cd6a00bf4d90.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA CALADO DE OLIVEIRA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA CALADO"
    "autor_email" => "ap.calado@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Considerando que o homem é um ser interativo e que se desenvolve através das relações que estabelece com seus interlocutores, é importante que se desenvolva um trabalho pautado nas reais práticas sociais dos indivíduos, sem que para isso seja necessário ignorar as novas demandas do mundo globalizado. Não é difícil perceber que as práticas pedagógicas predominantes nas aulas de língua materna parecem dar ênfase ao ensino estruturalista da língua, furtando do aluno a oportunidade de se desenvolver como sujeito interativo, usuário da palavra dita nos diferentes contextos de sua cotidianidade. Neste sentido, pretende-se, com este estudo, discutir a importância da oralidade nas aulas de língua materna, aliada aos usos das novas tecnologias tão presentes na vida dos novos sujeitos que circundam o espaço social da escola, além de apresentar uma proposta metodológica com o gênero oral debate, desenvolvido também no ambiente virtual, como forma de se fornecer subsídios que deem primazia às habilidades comunicativas do aluno. A pesquisa se subinscreve na perspectiva qualitativa e foi realizada numa turma do 9º Ano do Ensino Fundamental, escola pública do município de Pombal-PB. Fundamenta-se nas concepções teóricas da Linguística Textual e do Sociointeracionismo, ressaltando a importância das práticas interativas e o trabalho com a oralidade em prol da aprendizagem escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.