Universidade Estadual da Paraíba – UEPBSimone Gomes GonçalvesOrientador: Valmir PereiraA arte como auxilio para disciplinas, em especial a Filosofia.RESUMO: O que seria da educação se não fosse à arte? Passou o tempo em que aprender estava ligado a não se mexer, não falar, apenas escutar. Claro que essa técnica de ensino também funcionava, a lei regia a forma de ser de cada um e ter disciplina era fundamental. No entanto, ter disciplina não era ruim, em meio à educação de hoje ela até que mudaria muita coisa para melhor, pois a juventude não vê a educação como algo valioso, devido à perda dessa disciplina. O que faz questionarmos sobre, que rumo irá tomar nossa educação? Questionamentos previsíveis, o problema na educação está no método, e no governo que não possibilita a massa, as mesmas vantagens da “burguesia”, ou seja, a maioria esta sujeita apenas às disciplinas obrigatórias, não é depois de adulto que deve ser oferecido a boa cultura, o apego pela educação, e sim na sua infância. Nesse sentido, a arte deve ser igual para todos. Quando crianças, estamos envolvidos em um mundo de fantasias e tudo que nos agrada, se for cultivado, fica para sempre. Por isso a arte deve ser dada e cultivada desde a alfabetização. Desse modo, o presente trabalho visa abordar a importância da arte nas disciplinas em especial na Filosofia, a arte que tem o apreço de muitas crianças e jovens. Nossa educação mostra uma grande falha no caminho dos nossos jovens e a falta de incentivo na educação possibilita esta falha. Estamos na geração neném, ou seja, aqueles jovens que nem estudam nem trabalham. O não querer estudar é a falta de importância que a educação tem demostrado para a massa, que não enxerga o porquê do estudo. O jovem fica acomodado a não procurar emprego, a falta de ocupação piora cada dia mais a situação desses jovens. Contudo, se a arte tivesse inserida para todos, haveria uma grande chance de não acontecer essa falha na educação e nossos jovens, ou a maioria, entenderia a importância da educação. A música como defendida por Platão tem o dom de transformar, além de auxiliar no retorno positivo do aluno, que se torna uma pessoa mais atenciosa. Todavia os pais devem ser os primeiros motivadores para a criança trilhar esse caminho, segundo Paynter, as crianças são dotadas de criatividade, e explorar tal sentimento nelas torna-se reciproco o aprendizado. Portanto a utilização da arte nas demais disciplinas possibilita um leque de novidades que motiva o aluno cada vez mais a estar em sala de aula, principalmente nossos jovens. Para a Filosofia a junção da arte é uma ponte para apreciação dos alunos pela disciplina, que enfrenta dificuldades para passar o conteúdo por causa da quantidade de minutos. Inserir a arte é fundamental para um bom ensino.