Os softwares educativos podem ser potencializados para o aluno adquirir conceitos em determinadas áreas do conhecimento, pois o conjunto de situações, procedimentos e representações simbólicas oferecidas por essas ferramentas é muito amplo e torna mais concreto e significativo os conteúdos trabalhados nas disciplinas normalmente abstratas como Matemática, por exemplo. O mundo da comunicação digital formalizada pela agilidade se sustenta na codificação da informação e na comunicação da mensagem por diferentes formas de linguagem. A educação, por sua vez, não recusa da informação e do processo de comunicação, mas se diferencia desses pelo objetivo de potencializar a construção conceitual a partir da interpretação da informação e da reconstrução do conhecimento. O ensino com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que engloba o uso de smartphones, computadores, tablets, entre outras, possibilita explorar ferramentas que podem ser manuseadas no ensino matemático, principalmente os softwares educacionais livres. Dentre tantos os disponíveis, o GeoGebra se destaca. A utilização do computador como uma ferramenta didática apoiada por softwares específicos podem tornar o ensino mais dinâmico e atrativo para a geração dos nativos digitais, pois envolve possibilidades para sistematizar os processos educativos, a estrutura organizacional da escola e ainda reformular o papel do professor. Principalmente na disciplina de Matemática, tachada por grande parte dos alunos como de difícil compreensão. O desafio da educação é, portanto, adequar-se aos novos paradigmas educacionais inovadores utilizando tais recursos como uma ferramenta interativa em um processo no qual o aprendiz estrutura a cognição e desenvolve conhecimento, proporcionando que o aluno torne-se autor de Logo, o papel do professor é intervir, orientando e mediando fazendo com que aprendam construam seus conhecimentos e possam correlacionar com suas práticas cotidianas. No ensino de matemática, espera-se que a aprendizagem dos conceitos seja significativa, em decorrência dos softwares educativos, que tem a capacidade de simular e colaborar com as experiências provindas de uma realidade abstrata que se torna de fácil compreensão para os diferentes estilos de aprendizagem.O referente trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem sobre o uso do software GeoGebra como ferramenta auxiliar no ensino de polígonos, refletir sobre a educação no contexto digital, analisar a utilização de softwares no ensino de Matemática, descrever os recursos e possibilidades do mesmo, e apresentar um relato de experiência com o programa. Os resultados encontrados descrevem que ao usar o GeoGebra facilitou o estudo dos elementos poligonais, auxiliando nas práticas educativas