DUPRET, Leila et al.. . Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/6606>. Acesso em: 13/11/2024 19:48
A lei brasileira de nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História da África e Cultura Africana e Afro-brasileira” e, apesar de ter completado dez anos em 2013, ainda encontra dificuldades para sua implementação. O projeto Samba-enredo: Informação e Profissionalização nas escolas, pretende trazer à discussão o uso do samba-enredo como um recurso pedagógico para os professores transmitirem informações aos alunos no intuito de minimizar defasagens de conhecimentos, principalmente em suas formações profissionais. Este é o caso do samba-enredo intitulado "Batuk” que foi trazido a público pelo Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa Império da Tijuca, no ano 2014. A composição informa em sua letra sobre a participação dos negros, com sua cultura, seus rituais, suas crenças e tradições na construção do que ainda hoje chamamos de carnaval.