O artigo em voga, intitulado “A relação professor x aluno: uma possível ressignificação através da Metodologia Docente”, objetiva ressignificar o “olhar” acerca da relação entre professor e aluno, possibilitando, assim, por meio da Metodologia Docente, um aprendizado recíproco entre ambos. O caminho metodológico baseou-se num estudo bibliográfico de autores como Freire (1996; 2005), Arroyo (2004), Gadotti (1999), realizado através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/Câmpus de Frederico Westphalen. Tal estudo viabilizou a produção deste artigo e ampliou a compreensão acerca da relação entre professor e aluno na construção do aprendizado. A partir do momento em que o professor entende seus alunos, o mesmo passa a dinamizar suas aulas de maneira mais compreensiva para os mesmos, efetivando a mediação e a construção do saber. Para isso, é necessário uma ressignificação do "olhar” sobre a valorização do profissional docente, visto como peça fundamental para o desenvolvimento da sociedade.