Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

SABERES, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6570
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 447
    "inscrito_id" => 1905
    "titulo" => "SABERES, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "O estudo investigou as dificuldades enfrentadas pelos professores no exercício da prática pedagógica com alunos que apresentam deficiência no ensino regular, buscando conhecer os procedimentos metodológicos desenvolvidos, considerando que os professores necessitam de formação especifica na área da educação especial. O locus da investigação foi a Escola Municipal Noel Alves de Oliveira e a sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), localizados no Município de Vieirópolis-PB. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Na coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada, aplicada com quatro docentes da Secretaria de Educação do referido Município. Os resultados da pesquisa revelaram que os docentes apresentam dificuldades no desenvolvimento da prática pedagógica, tendo em vista a falta de saberes específicos, de capacitação, formação inicial e continuada nesta área educacional, para lidar com alunos com deficiência no ensino regular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_06_2014_20_28_44_idinscrito_1905_320af701d0fd837aa221afe4de1e727a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCELMA GADELHA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOCELMA"
    "autor_email" => "jocelma_gadelha23@hotmail"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6570
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 447
    "inscrito_id" => 1905
    "titulo" => "SABERES, PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "resumo" => "O estudo investigou as dificuldades enfrentadas pelos professores no exercício da prática pedagógica com alunos que apresentam deficiência no ensino regular, buscando conhecer os procedimentos metodológicos desenvolvidos, considerando que os professores necessitam de formação especifica na área da educação especial. O locus da investigação foi a Escola Municipal Noel Alves de Oliveira e a sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), localizados no Município de Vieirópolis-PB. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Na coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada, aplicada com quatro docentes da Secretaria de Educação do referido Município. Os resultados da pesquisa revelaram que os docentes apresentam dificuldades no desenvolvimento da prática pedagógica, tendo em vista a falta de saberes específicos, de capacitação, formação inicial e continuada nesta área educacional, para lidar com alunos com deficiência no ensino regular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS INCLUSIVAS DE EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO ESPECIAL, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_06_2014_20_28_44_idinscrito_1905_320af701d0fd837aa221afe4de1e727a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCELMA GADELHA DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "JOCELMA"
    "autor_email" => "jocelma_gadelha23@hotmail"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O estudo investigou as dificuldades enfrentadas pelos professores no exercício da prática pedagógica com alunos que apresentam deficiência no ensino regular, buscando conhecer os procedimentos metodológicos desenvolvidos, considerando que os professores necessitam de formação especifica na área da educação especial. O locus da investigação foi a Escola Municipal Noel Alves de Oliveira e a sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), localizados no Município de Vieirópolis-PB. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e de campo do tipo descritiva, numa abordagem qualitativa. Na coleta de dados utilizou-se uma entrevista semiestruturada, aplicada com quatro docentes da Secretaria de Educação do referido Município. Os resultados da pesquisa revelaram que os docentes apresentam dificuldades no desenvolvimento da prática pedagógica, tendo em vista a falta de saberes específicos, de capacitação, formação inicial e continuada nesta área educacional, para lidar com alunos com deficiência no ensino regular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.