O presente artigo tem por objetivo discutir a construção de gênero na educação na infantil, a partir das vivências da Disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O interesse pelo tema surgiu da necessidade de refletirmos sobre nossa formação inicial frente às questões de gênero, pois para a nossa surpresa e estranhamento o professor titular da sala de aula qual estagiamos era um homem, o que de modo quase que imediato, nos inquietou devido às nossas crenças já fixas em nosso modo de pensar e agir nos trouxe à tona a questão do preconceito pelo fato de um homem lecionar para crianças de 4 e 5 anos. Daí surgiu como questão mobilizadora o seguinte questionamento: Qual é realmente o papel da escola frente à construção de gênero na educação infantil? Percebemos, durante as observações realizadas na vivência do estágio, que a escola ajuda a produzir ou a reproduzir valores relacionados às questões de gêneros diante de pequenas práticas e ações cotidianas. Diante destas constatações defendemos que o papel do professor no âmbito desta questão é transformar o ambiente escolar em um local colaborativo, onde as crianças possam desempenhar variadas tarefas e brincadeiras que não necessariamente sejam rotuladas como masculinas ou femininas.