Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ENTRE CANTEIROS DA LEITURA E PRODUÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA BALE COM A FORMAÇÃO DE LEITORES ENVOLVENDO A REDE SOCIAL FACEBOOK

Palavra-chaves: LEITURA LITERARIA, FORMAÇÃO DE LEITORES, BALE Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIAS LEITORAS EXITOSAS: FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6357
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 338
    "inscrito_id" => 362
    "titulo" => "ENTRE CANTEIROS DA LEITURA E PRODUÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA BALE COM A FORMAÇÃO DE LEITORES ENVOLVENDO A REDE SOCIAL FACEBOOK"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos as experiências exitosas com a formação de leitores e incentivo a leitura, desenvolvidas através do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE, “PONTO BALE_CTI_EB: ENTRE CANTEIROS DA LEITURA E PRODUÇÃO”. O programa BALE tem como objetivo contribuir com a formação leitora e incentivar o gosto pela leitura e literatura. Com o Ponto BALE _CTI_EB foram desenvolvidas ações inovadoras, envolvendo as ferramentas tecnológicas, tendo-se como estratégia cinco “Canteiros”, a saber: Formação (BALE_FORMAÇÃO), Informação (BALE.Net), Encenação (BALE EM CENA), Contação (BALE_PONTO DE LEITURA) e Ficção (CINE_BALE_MUSICAL), em articulação com as ações do BALE, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura (oral/escrita) e produção textual (oral/escrita), de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, envolvendo-se ferramentas CTI, favorecendo a democratização da leitura e eficientes produtores de textos. Através desta mesa pretende-se discutir algumas contribuições desse trabalho na formação leitora para alunos de diferentes escolas públicas em cidades do alto oeste potiguar (Pau dos Ferros, Umarizal e Frutuoso Gomes/RN, Brasil), enfatizando-se as atividades desenvolvidas nos  canteiros acima citados. Dessa forma, socializam-se os resultados já alcançados pelo BALE em sua 7ª edição ao mesmo mesmo tempo e que se reflete-sobre o incentivo ao gosto pela leitura e o processo de formação de leitores de forma lúdica e prazerosa tendo-se como aliadas as ferramentas tecnológicas, por meio da rede social “Facebook”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS LEITORAS EXITOSAS: FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERARIA, FORMAÇÃO DE LEITORES, BALE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_21_59_22_idinscrito_362_195aed8e8b3efffe92df5774b777a8f0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA PESSOA"
    "autor_email" => "malupsampaio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6357
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 338
    "inscrito_id" => 362
    "titulo" => "ENTRE CANTEIROS DA LEITURA E PRODUÇÃO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA BALE COM A FORMAÇÃO DE LEITORES ENVOLVENDO A REDE SOCIAL FACEBOOK"
    "resumo" => "Neste trabalho apresentamos as experiências exitosas com a formação de leitores e incentivo a leitura, desenvolvidas através do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE, “PONTO BALE_CTI_EB: ENTRE CANTEIROS DA LEITURA E PRODUÇÃO”. O programa BALE tem como objetivo contribuir com a formação leitora e incentivar o gosto pela leitura e literatura. Com o Ponto BALE _CTI_EB foram desenvolvidas ações inovadoras, envolvendo as ferramentas tecnológicas, tendo-se como estratégia cinco “Canteiros”, a saber: Formação (BALE_FORMAÇÃO), Informação (BALE.Net), Encenação (BALE EM CENA), Contação (BALE_PONTO DE LEITURA) e Ficção (CINE_BALE_MUSICAL), em articulação com as ações do BALE, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura (oral/escrita) e produção textual (oral/escrita), de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, envolvendo-se ferramentas CTI, favorecendo a democratização da leitura e eficientes produtores de textos. Através desta mesa pretende-se discutir algumas contribuições desse trabalho na formação leitora para alunos de diferentes escolas públicas em cidades do alto oeste potiguar (Pau dos Ferros, Umarizal e Frutuoso Gomes/RN, Brasil), enfatizando-se as atividades desenvolvidas nos  canteiros acima citados. Dessa forma, socializam-se os resultados já alcançados pelo BALE em sua 7ª edição ao mesmo mesmo tempo e que se reflete-sobre o incentivo ao gosto pela leitura e o processo de formação de leitores de forma lúdica e prazerosa tendo-se como aliadas as ferramentas tecnológicas, por meio da rede social “Facebook”."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS LEITORAS EXITOSAS: FORMAÇÃO, MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "LEITURA LITERARIA, FORMAÇÃO DE LEITORES, BALE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_21_59_22_idinscrito_362_195aed8e8b3efffe92df5774b777a8f0.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIA PESSOA"
    "autor_email" => "malupsampaio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Neste trabalho apresentamos as experiências exitosas com a formação de leitores e incentivo a leitura, desenvolvidas através do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas - BALE, “PONTO BALE_CTI_EB: ENTRE CANTEIROS DA LEITURA E PRODUÇÃO”. O programa BALE tem como objetivo contribuir com a formação leitora e incentivar o gosto pela leitura e literatura. Com o Ponto BALE _CTI_EB foram desenvolvidas ações inovadoras, envolvendo as ferramentas tecnológicas, tendo-se como estratégia cinco “Canteiros”, a saber: Formação (BALE_FORMAÇÃO), Informação (BALE.Net), Encenação (BALE EM CENA), Contação (BALE_PONTO DE LEITURA) e Ficção (CINE_BALE_MUSICAL), em articulação com as ações do BALE, com vistas ao desenvolvimento de habilidades de leitura (oral/escrita) e produção textual (oral/escrita), de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, envolvendo-se ferramentas CTI, favorecendo a democratização da leitura e eficientes produtores de textos. Através desta mesa pretende-se discutir algumas contribuições desse trabalho na formação leitora para alunos de diferentes escolas públicas em cidades do alto oeste potiguar (Pau dos Ferros, Umarizal e Frutuoso Gomes/RN, Brasil), enfatizando-se as atividades desenvolvidas nos canteiros acima citados. Dessa forma, socializam-se os resultados já alcançados pelo BALE em sua 7ª edição ao mesmo mesmo tempo e que se reflete-sobre o incentivo ao gosto pela leitura e o processo de formação de leitores de forma lúdica e prazerosa tendo-se como aliadas as ferramentas tecnológicas, por meio da rede social “Facebook”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.