O trabalho em voga traz à tona elementos essenciais para a construção da profissão professor, com ênfase à profissionalidade e à pessoalidade docente. Uma das questões que nortearam a proposta deste estudo balisou-se numa perspectiva cultural: Qual é a Identidade da Profissão Docente hoje? Objetiva-se, portanto, configurar trocas e interações entre diferentes modos de ensinar e aprender, os quais dão forma ao compartilhamento de aprendizagens significativas ao constituir-se professor. Nesta trajetória, os docentes também aprendem o ofício da docência nas suas práticas cotidianas com seus discentes, no exercício da escola, envolvendo, portanto, um processo colaborativo de trocas e interações. O foco deste estudo situa-se no campo da Formação Docente, enfatizando a análise dos diálogos e das práticas desenvolvidas pelo PIBID – Pedagogia/Ensino Médio da URI – Frederico Westphalen, junto à Escola Campo. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se no estudo bibliográfico de caráter qualitativo e descritivo. Este percurso embasou-se na reflexão da prática pedagógica, ancorada nos escritos de Nóvoa (2013), os quais contribuíram para a construção da Identidade Docente durante a realização de encontros formativos. Nesta perspectiva, delinearam-se contornos formativos/reflexivos de modo a manter a indissociabilidade entre a profissionalidade e a pessoalidade docente.