Este artigo tem o intuito de apresentar a prática desenvolvida no período de Estágio sobre o uso dos gêneros textuais como recurso pedagógico para aprimorar a leitura do educando, bem como refletir sobre as contribuições do estágio para a formação do professor. Tem como base a teoria dos seguintes autores: Pimenta e Lima (2004); Bazerman (2005); Paulo Freire (2006); Koch (2002); Morais (1996), entre outros. A metodologia utilizada foram discussões teóricas, observações e regência no espaço da escola. Sendo que o trabalho com os gêneros textuais permitiu perceber a participação efetiva dos alunos nos momentos de leitura, produção de textos e exposição oral em sala de aula. Assim, a prática proporcionada pelo Estágio possibilitou aprender a profissão, construir a identidade profissional e também colocar em prática os fundamentos teóricos aprendidos na Universidade, correlacionando-os ao cotidiano escolar, o que colabora com a formação do professor. Palavras-chave: Estágio. Prática. Gêneros Textuais.