Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ENSINO DE GRAMÁTICA: A PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO DE GRAMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) A PESQUISA NA SALA DE AULA: O LIMIAR TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6355
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 302
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "ENSINO DE GRAMÁTICA: A PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Ensinar a língua portuguesa para falantes nativos tem sido um desafio para os professores, tendo em vista, quais práticas pedagógicas defenderem em sala de aula para melhor compreensão dos alunos acerca do funcionamento da linguagem, uma vez que, eles já falam o português, embora, não saibam se comportar linguisticamente nas várias situações de uso. O ensino de português está centrado, basicamente, em nomenclaturas gramaticais, tratando a língua como um sistema de regras a ser seguido, impossibilitando o aluno de refletir sobre o funcionamento da língua. Portanto, o referente trabalho tem como objetivo analisar a prática pedagógica do professor com relação ao ensino de gramática na escola básica. Para tanto, se faz necessário um estudo a luz de Antunes (2003), Oliveira (2003), Amaral Oliveira (2010), PCNs (2000). É importante que o professor de língua materna atue como orientador do processo ensino-aprendizagem dos alunos na construção do saber gramatical."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A PESQUISA NA SALA DE AULA: O LIMIAR TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO DE GRAMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_20_04_35_idinscrito_181_d0bf1a304936e94fb51960bec2c6a3c1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUEILTON JUNIOR BRAZ DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SUEILTON BRAZ"
    "autor_email" => "sueilton-pdf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6355
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 302
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "ENSINO DE GRAMÁTICA: A PRÁXIS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Ensinar a língua portuguesa para falantes nativos tem sido um desafio para os professores, tendo em vista, quais práticas pedagógicas defenderem em sala de aula para melhor compreensão dos alunos acerca do funcionamento da linguagem, uma vez que, eles já falam o português, embora, não saibam se comportar linguisticamente nas várias situações de uso. O ensino de português está centrado, basicamente, em nomenclaturas gramaticais, tratando a língua como um sistema de regras a ser seguido, impossibilitando o aluno de refletir sobre o funcionamento da língua. Portanto, o referente trabalho tem como objetivo analisar a prática pedagógica do professor com relação ao ensino de gramática na escola básica. Para tanto, se faz necessário um estudo a luz de Antunes (2003), Oliveira (2003), Amaral Oliveira (2010), PCNs (2000). É importante que o professor de língua materna atue como orientador do processo ensino-aprendizagem dos alunos na construção do saber gramatical."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A PESQUISA NA SALA DE AULA: O LIMIAR TÊNUE ENTRE TEORIA E PRÁTICA"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO DE GRAMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_20_04_35_idinscrito_181_d0bf1a304936e94fb51960bec2c6a3c1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUEILTON JUNIOR BRAZ DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SUEILTON BRAZ"
    "autor_email" => "sueilton-pdf@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Ensinar a língua portuguesa para falantes nativos tem sido um desafio para os professores, tendo em vista, quais práticas pedagógicas defenderem em sala de aula para melhor compreensão dos alunos acerca do funcionamento da linguagem, uma vez que, eles já falam o português, embora, não saibam se comportar linguisticamente nas várias situações de uso. O ensino de português está centrado, basicamente, em nomenclaturas gramaticais, tratando a língua como um sistema de regras a ser seguido, impossibilitando o aluno de refletir sobre o funcionamento da língua. Portanto, o referente trabalho tem como objetivo analisar a prática pedagógica do professor com relação ao ensino de gramática na escola básica. Para tanto, se faz necessário um estudo a luz de Antunes (2003), Oliveira (2003), Amaral Oliveira (2010), PCNs (2000). É importante que o professor de língua materna atue como orientador do processo ensino-aprendizagem dos alunos na construção do saber gramatical.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.