RESUMO: Este artigo é o resultado de pesquisas realizadas com professores rurais, a partir de suas histórias de vida. Tem como objetivo verificar as suas práticas pedagógicas e o seu processo de mudança ao longo da carreira, quer pela experiência, que pelas formações continuada que tem passado ao longo dos anos. O estudo está pontuado na metodologia das histórias de vida, ocorrendo a parti da coleta dos depoimentos dados pelos sujeitos participantes. Para delineamento utilizaremos as referencias teóricas de Freire (1996); Vásquez (1997); Silva (1999); Saviane (2001); Behrens (2010); Tardif (2002); Souza (2007) dentre outros. Como achados da pesquisa destacamos as histórias de vida e de formação, possibilitando, desse modo, o adentramento num conjunto de situações de conflito, de confissão, de crenças, compreendendo que as práticas se encontram sempre em movimento. Ressaltamos também que este estudo apresenta apenas um conjunto de análises e conclusões, por ainda encontrar-se em andamento.Palavras-chave: Professores Rurais. Histórias de Vida. Práticas Pedagógicas. Formação.