Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO EDUCATIVA

Palavra-chaves: SOCIEDADE, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGICAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6466
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 383
    "inscrito_id" => 921
    "titulo" => "O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO EDUCATIVA"
    "resumo" => "RESUMOINTRODUÇÃO:O presente artigo tem como objeto as novas tecnologias para o contexto educacional. Seu objetivo reside em apresentar os resultados da pesquisa realizada sobre o uso das tecnologias no âmbito escolar aplicada junto aos estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez (Mamanguape-PB) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity (Rio Tinto-PB).Para tal, o artigo ancorou-se em FARIAS (2014), LIBANEO (2007), MORAM, MASETTO & BEHRENS (2007), CASTELLS (2005) POMBO (2014), dentre outros. Em termos metodológicos foram aplicados instrumental apropriado – questionários e entrevistas - junto aos educando. Na Era Informacional torna-se indispensável a boa utilização dos recursos tecnológicos na realidade escolar, especialmente requerendo equipamentos apropriados a finalidade educativa, mas especialmente a formação do educador, além do seu compromisso com processo educativo, visando favorecer o desenvolvimento dos educando como cidadãos participativos e críticos. No presente, os resultados e reflexões sistematizados estão sendo devolvido a escola.  METODOLOGIAEfetuamos uma pesquisa qualitativa com levantamentos de dados através de um questionário fechado, realizado com os estudantes do ensino médio. Na escola de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez, aplicamos a pesquisa no 2º ano, com aproximadamente 32 alunos. E na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity, aplicamos na turma do 1º ano do ensino médio, com aproximadamente 32 alunos. Sendo assim, totalizando nas seguintes escolas: 32 questionários para cada escola, que no total fechou com 64 questionários aplicados. A pesquisa alcançou adolescentes com faixa etária de 14 a 21 anos, em ambas as escolas pesquisadas. RESULTADOSFizemos uma comparação diante das escolas por meio da pesquisa realizada. Muitos estudantes acessam fora das escolas, pois a mesma não disponibiliza internet aos alunos, ou seja, os alunos se interessam a acessar em lanhouses, ou em suas próprias residências. No entanto isso é lamentável, pois ficam sem obter uma orientação coerente de como utilizar a tecnologia a favor da educação, e assim, possibilita o desinteresse nos conteúdos escolares.CONCLUSÃOSegundo as pesquisas feitas, a estimativa e o porcentual é que a maioria dos jovens e adolescentes tem contato à internet. E infelizmente a maioria destes contatos é fora da escola, principalmente nas lanhouses, que permite os jovens a terem mais interesse e comunicação com mundo social e global. Muitas vezes a falta de relacionamento dos conteúdos pedagógicos e a utilização das novas tecnologias fazem com que os alunos busquem fora da instituição o que é pra ser oferecido dentro dela.Será de grande importância que os coordenadores e professores planejem bem seus conteúdos e métodos utilizados em sala de aula, refletindo sobre o domínio dos mesmos buscando e favorecendo as novas tecnologias da informação a favor de suas aulas, onde estes recursos instiguem e favoreça os alunos, ao interesse aos conteúdos ofertados. Através de pesquisas feitas pelos alunos direcionadas pelos professores, aprimorando assim, o seu desenvolvimento cognitivo, e fazendo com que o aluno seja sujeito do seu próprio conhecimento, sintetizando os conteúdos efetuados nas escolas e também envolvidos na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGICAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS"
    "palavra_chave" => "SOCIEDADE, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_23_57_12_idinscrito_921_b4cd5c5b1e49fc12b712fef58ed8df31.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDISON DE LIMA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDISON"
    "autor_email" => "claudison.lima@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6466
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 383
    "inscrito_id" => 921
    "titulo" => "O PAPEL DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO EDUCATIVA"
    "resumo" => "RESUMOINTRODUÇÃO:O presente artigo tem como objeto as novas tecnologias para o contexto educacional. Seu objetivo reside em apresentar os resultados da pesquisa realizada sobre o uso das tecnologias no âmbito escolar aplicada junto aos estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez (Mamanguape-PB) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity (Rio Tinto-PB).Para tal, o artigo ancorou-se em FARIAS (2014), LIBANEO (2007), MORAM, MASETTO & BEHRENS (2007), CASTELLS (2005) POMBO (2014), dentre outros. Em termos metodológicos foram aplicados instrumental apropriado – questionários e entrevistas - junto aos educando. Na Era Informacional torna-se indispensável a boa utilização dos recursos tecnológicos na realidade escolar, especialmente requerendo equipamentos apropriados a finalidade educativa, mas especialmente a formação do educador, além do seu compromisso com processo educativo, visando favorecer o desenvolvimento dos educando como cidadãos participativos e críticos. No presente, os resultados e reflexões sistematizados estão sendo devolvido a escola.  METODOLOGIAEfetuamos uma pesquisa qualitativa com levantamentos de dados através de um questionário fechado, realizado com os estudantes do ensino médio. Na escola de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez, aplicamos a pesquisa no 2º ano, com aproximadamente 32 alunos. E na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity, aplicamos na turma do 1º ano do ensino médio, com aproximadamente 32 alunos. Sendo assim, totalizando nas seguintes escolas: 32 questionários para cada escola, que no total fechou com 64 questionários aplicados. A pesquisa alcançou adolescentes com faixa etária de 14 a 21 anos, em ambas as escolas pesquisadas. RESULTADOSFizemos uma comparação diante das escolas por meio da pesquisa realizada. Muitos estudantes acessam fora das escolas, pois a mesma não disponibiliza internet aos alunos, ou seja, os alunos se interessam a acessar em lanhouses, ou em suas próprias residências. No entanto isso é lamentável, pois ficam sem obter uma orientação coerente de como utilizar a tecnologia a favor da educação, e assim, possibilita o desinteresse nos conteúdos escolares.CONCLUSÃOSegundo as pesquisas feitas, a estimativa e o porcentual é que a maioria dos jovens e adolescentes tem contato à internet. E infelizmente a maioria destes contatos é fora da escola, principalmente nas lanhouses, que permite os jovens a terem mais interesse e comunicação com mundo social e global. Muitas vezes a falta de relacionamento dos conteúdos pedagógicos e a utilização das novas tecnologias fazem com que os alunos busquem fora da instituição o que é pra ser oferecido dentro dela.Será de grande importância que os coordenadores e professores planejem bem seus conteúdos e métodos utilizados em sala de aula, refletindo sobre o domínio dos mesmos buscando e favorecendo as novas tecnologias da informação a favor de suas aulas, onde estes recursos instiguem e favoreça os alunos, ao interesse aos conteúdos ofertados. Através de pesquisas feitas pelos alunos direcionadas pelos professores, aprimorando assim, o seu desenvolvimento cognitivo, e fazendo com que o aluno seja sujeito do seu próprio conhecimento, sintetizando os conteúdos efetuados nas escolas e também envolvidos na sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGICAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS"
    "palavra_chave" => "SOCIEDADE, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_23_57_12_idinscrito_921_b4cd5c5b1e49fc12b712fef58ed8df31.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDISON DE LIMA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDISON"
    "autor_email" => "claudison.lima@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

RESUMOINTRODUÇÃO:O presente artigo tem como objeto as novas tecnologias para o contexto educacional. Seu objetivo reside em apresentar os resultados da pesquisa realizada sobre o uso das tecnologias no âmbito escolar aplicada junto aos estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez (Mamanguape-PB) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity (Rio Tinto-PB).Para tal, o artigo ancorou-se em FARIAS (2014), LIBANEO (2007), MORAM, MASETTO & BEHRENS (2007), CASTELLS (2005) POMBO (2014), dentre outros. Em termos metodológicos foram aplicados instrumental apropriado – questionários e entrevistas - junto aos educando. Na Era Informacional torna-se indispensável a boa utilização dos recursos tecnológicos na realidade escolar, especialmente requerendo equipamentos apropriados a finalidade educativa, mas especialmente a formação do educador, além do seu compromisso com processo educativo, visando favorecer o desenvolvimento dos educando como cidadãos participativos e críticos. No presente, os resultados e reflexões sistematizados estão sendo devolvido a escola. METODOLOGIAEfetuamos uma pesquisa qualitativa com levantamentos de dados através de um questionário fechado, realizado com os estudantes do ensino médio. Na escola de Ensino Fundamental e Médio Umbelina Garcez, aplicamos a pesquisa no 2º ano, com aproximadamente 32 alunos. E na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity, aplicamos na turma do 1º ano do ensino médio, com aproximadamente 32 alunos. Sendo assim, totalizando nas seguintes escolas: 32 questionários para cada escola, que no total fechou com 64 questionários aplicados. A pesquisa alcançou adolescentes com faixa etária de 14 a 21 anos, em ambas as escolas pesquisadas. RESULTADOSFizemos uma comparação diante das escolas por meio da pesquisa realizada. Muitos estudantes acessam fora das escolas, pois a mesma não disponibiliza internet aos alunos, ou seja, os alunos se interessam a acessar em lanhouses, ou em suas próprias residências. No entanto isso é lamentável, pois ficam sem obter uma orientação coerente de como utilizar a tecnologia a favor da educação, e assim, possibilita o desinteresse nos conteúdos escolares.CONCLUSÃOSegundo as pesquisas feitas, a estimativa e o porcentual é que a maioria dos jovens e adolescentes tem contato à internet. E infelizmente a maioria destes contatos é fora da escola, principalmente nas lanhouses, que permite os jovens a terem mais interesse e comunicação com mundo social e global. Muitas vezes a falta de relacionamento dos conteúdos pedagógicos e a utilização das novas tecnologias fazem com que os alunos busquem fora da instituição o que é pra ser oferecido dentro dela.Será de grande importância que os coordenadores e professores planejem bem seus conteúdos e métodos utilizados em sala de aula, refletindo sobre o domínio dos mesmos buscando e favorecendo as novas tecnologias da informação a favor de suas aulas, onde estes recursos instiguem e favoreça os alunos, ao interesse aos conteúdos ofertados. Através de pesquisas feitas pelos alunos direcionadas pelos professores, aprimorando assim, o seu desenvolvimento cognitivo, e fazendo com que o aluno seja sujeito do seu próprio conhecimento, sintetizando os conteúdos efetuados nas escolas e também envolvidos na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.