Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

JOGO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, JOGO Comunicação Oral (CO) DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6416
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 237
    "inscrito_id" => 1337
    "titulo" => "JOGO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta análises de uma pesquisa  realizada em uma sala de primeira fase do ensino fundamental de uma escola pública de Goiânia-GO, nas aulas da disciplina de matemática. Tendo como base teórico-epistemólogica uma abordagem que relaciona a psicologia histórico-cultural e a perspectiva sociocultural construtivista com analises qualitativas alicerçadas em designes microgenéticos das interações sociais, foram realizados como procedimentos metodológicos, observações, entrevistas, intervenção e videogravações. Apresentamos neste trabalho um recorte da referida pesquisa com a finalidade de analisar a mediação da professora com dois alunos, tendo como objetivo perceber a mediação da mesma em um contexto diferente de suas aulas. Com este fim, elaboramos um jogo envolvendo situações problemas, utilizando a adição, subtração e multiplicação. A escolha de tais conteúdos se deu pelo fato de que a professora já havia trabalhado os mesmos com toda a turma, no entanto, utilizando uma proposta que não contemplava a construção de enunciados contextualizados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "palavra_chave" => "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, JOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_15_35_03_idinscrito_1337_3c1e1e175a4cbb2fad5ee6c58ddda424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA JULIANA FELISBERTO"
    "autor_nome_curto" => "LARA JULIANA"
    "autor_email" => "larinha_2121@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6416
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 237
    "inscrito_id" => 1337
    "titulo" => "JOGO E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta análises de uma pesquisa  realizada em uma sala de primeira fase do ensino fundamental de uma escola pública de Goiânia-GO, nas aulas da disciplina de matemática. Tendo como base teórico-epistemólogica uma abordagem que relaciona a psicologia histórico-cultural e a perspectiva sociocultural construtivista com analises qualitativas alicerçadas em designes microgenéticos das interações sociais, foram realizados como procedimentos metodológicos, observações, entrevistas, intervenção e videogravações. Apresentamos neste trabalho um recorte da referida pesquisa com a finalidade de analisar a mediação da professora com dois alunos, tendo como objetivo perceber a mediação da mesma em um contexto diferente de suas aulas. Com este fim, elaboramos um jogo envolvendo situações problemas, utilizando a adição, subtração e multiplicação. A escolha de tais conteúdos se deu pelo fato de que a professora já havia trabalhado os mesmos com toda a turma, no entanto, utilizando uma proposta que não contemplava a construção de enunciados contextualizados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "DIDÁTICA, AVALIAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO"
    "palavra_chave" => "PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, JOGO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_15_35_03_idinscrito_1337_3c1e1e175a4cbb2fad5ee6c58ddda424.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARA JULIANA FELISBERTO"
    "autor_nome_curto" => "LARA JULIANA"
    "autor_email" => "larinha_2121@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este trabalho apresenta análises de uma pesquisa realizada em uma sala de primeira fase do ensino fundamental de uma escola pública de Goiânia-GO, nas aulas da disciplina de matemática. Tendo como base teórico-epistemólogica uma abordagem que relaciona a psicologia histórico-cultural e a perspectiva sociocultural construtivista com analises qualitativas alicerçadas em designes microgenéticos das interações sociais, foram realizados como procedimentos metodológicos, observações, entrevistas, intervenção e videogravações. Apresentamos neste trabalho um recorte da referida pesquisa com a finalidade de analisar a mediação da professora com dois alunos, tendo como objetivo perceber a mediação da mesma em um contexto diferente de suas aulas. Com este fim, elaboramos um jogo envolvendo situações problemas, utilizando a adição, subtração e multiplicação. A escolha de tais conteúdos se deu pelo fato de que a professora já havia trabalhado os mesmos com toda a turma, no entanto, utilizando uma proposta que não contemplava a construção de enunciados contextualizados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.