O LÚDICO E A LECTOESCRITA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES: UMA PRÁTICA EMERGENTE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6463 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 2129 "titulo" => "O LÚDICO E A LECTOESCRITA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES: UMA PRÁTICA EMERGENTE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo se configura com uma reflexão, oriunda de discussões que fizeram e fazem parte de nossa formação docente. É a partir do estudo de referenciais teóricos e contatos com a prática, oportunizado no curso de Pedagogia, que refletimos acerca do processo de alfabetização e construção da leitura e escrita, mediando este aprendizado, tão importante na vida da criança, com atividades lúdicas que tem por finalidade a construção do conhecimento, perdendo o caráter unicamente de recreação e lazer. Metodologicamente, para a construção deste artigo, partimos de constatações vivenciadas através de nossas práticas escolares, leituras e discussões de pressupostos teóricos sobre a lectoescrita e a ludicidade. Sendo assim, Bolzan (2007), Corsino (2007), Kramer (2007) e Borba (2007), contribuirão para análise e sistematização deste estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FIUNDAMENTAL" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_21_28_14_idinscrito_2129_60795e4945623d9f375ede96934b75c1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANE SEVERO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LISI" "autor_email" => "elisiane-severo@bol.com.b" "autor_ies" => "UFSM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6463 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 575 "inscrito_id" => 2129 "titulo" => "O LÚDICO E A LECTOESCRITA NA CONSTRUÇÃO DE SABERES: UMA PRÁTICA EMERGENTE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este artigo se configura com uma reflexão, oriunda de discussões que fizeram e fazem parte de nossa formação docente. É a partir do estudo de referenciais teóricos e contatos com a prática, oportunizado no curso de Pedagogia, que refletimos acerca do processo de alfabetização e construção da leitura e escrita, mediando este aprendizado, tão importante na vida da criança, com atividades lúdicas que tem por finalidade a construção do conhecimento, perdendo o caráter unicamente de recreação e lazer. Metodologicamente, para a construção deste artigo, partimos de constatações vivenciadas através de nossas práticas escolares, leituras e discussões de pressupostos teóricos sobre a lectoescrita e a ludicidade. Sendo assim, Bolzan (2007), Corsino (2007), Kramer (2007) e Borba (2007), contribuirão para análise e sistematização deste estudo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ALFABETIZAÇÃO E LUDICIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FIUNDAMENTAL" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, LEITURA, ALFABETIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_16_06_2014_21_28_14_idinscrito_2129_60795e4945623d9f375ede96934b75c1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANE SEVERO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LISI" "autor_email" => "elisiane-severo@bol.com.b" "autor_ies" => "UFSM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }