O ponto de fulcro deste trabalho foi analisar os saberes dos futuros professores (pedagogos em formação) sobre o conteúdo das frações, tendo em vista que este profissional irá lecionar o referido conteúdo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, objetivou-se analisar e subsidiar a formação inicial buscando minimizar os obstáculos epistemológicos acerca do ensino de fração baseando-se nas tendências pedagógicas da “Educação Matemática”. Os sujeitos investigados foram alunos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará/FACED/UFC, regularmente matriculados na disciplina de Ensino de matemática. Metodologicamente nos apoiamos na aula expositiva para fundamentação teórica e depois na aula prática, onde construímos oficinas pedagógicas. Assim, os resultados apontaram que os sujeitos após estudos com as formadoras, mediados pela Sequência Fedathi, e embasados nas concepções da teoria piagetiana, estavam melhor preparados para realizarem a oficina pedagógica de frações. Consideramos nossas análises pertinentes, portanto, os dados colhidos nessa pesquisa servem para despertar os formadores de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais por meio de oficinas pedagógicas.